1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. O trabalho secreto dos barris de chope
O trabalho secreto dos barris de chope
Em 13/01/2022 às 10h00.

O trabalho secreto dos barris de chope

Barris de cerveja possuem uma jornada de idas e vindas até chegar ao copo.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Ir a um bar que tenha uma torneira de cerveja, com bebidas comuns ou artesanais, e pedir uma cerveja fresca é sempre uma experiência prazerosa. O que pouca gente sabe, no entanto, é que o barril de chope precisa passar por diversas etapas para levar a cerveja aos copos dos consumidores, em uma série de idas e vindas com esse líquido precioso.

O percurso até o copo

Barris são possivelmente a melhor embalagem para a cerveja. Eles mantêm a bebida lacrada até ser aberta, transportam grandes volumes, e são reutilizáveis, ou seja, não geram resíduos como latas e garrafas.

Porém, a utilização de barris traz também uma série de desafios para que o melhor da cerveja seja aproveitado no ponto final de venda. Barris com cerveja fresca precisam ficar refrigerados após serem envasados.

Desde o estoque, passando pelo transporte até a chegada ao bar, o melhor amigo do barril é a câmara fria. Ela assegura que todas as características, como o aroma fresco do lúpulo ou o sabor frutado de uma ale, vão chegar da melhor maneira possível ao copo do bebedor.

A volta para casa

Depois que a cerveja termina, o barril precisa fazer uma viagem de volta para a cervejaria, para então ser lavado e esperar uma nova remessa de cerveja, em um ciclo que dura até o fim de sua vida útil.

Infelizmente, alguns desses barris são perdidos pelo caminho, gerando um prejuízo grande para as microcervejarias. Um barril de metal custa em torno de R$ 600. Dessa forma, se uma cervejaria perder dez barris durante um ano, ela terá um prejuízo de R$ 6 mil. Um grande problema para pequenas empresas.

Por isso, da próxima vez que você beber um belo chope, faça um brinde a todos que trabalham nos bastidores da vida secreta dos barris de cerveja.

Mercado Cervejeiro
26/01/2022 às 14h41.

Embalagem bonita é diferencial e ajuda nas vendas

Latas ou garrafas bonitas de cerveja podem atrair consumidores e impulsionar as vendas.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
25/01/2022 às 10h00.

Terra da garoa, São Paulo é também a terra da cerveja

A cidade São Paulo, que comemora 468 anos em 2022, caminha para ter o maior número de cervejarias do Brasil.

Compartilhe