1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. O mundo das cervejas Ales
O mundo das cervejas Ales
Em 25/01/2022 às 11h00.

O mundo das cervejas Ales

Conheça as Ales, a mais antiga família de cervejas do mundo.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Existem dois grandes tipos de famílias de cerveja, as Ales e as Lagers, cuja diferença ocorre devido ao tipo de fermento utilizado na produção. Neste texto, vamos explorar o que torna tão especial a família das Ales.

O que são cervejas Ales

Ales são fabricadas com leveduras que tendem a flocular ou acumular no topo do tanque, durante o processo de fermentação. Esta é a principal diferença entre uma Ale e uma Lager, já que as Lagers usam leveduras de baixa fermentação, que floculam no fundo do tanque.

As leveduras de alta fermentação, usadas na produção de cervejas Ale, também preferem temperaturas mais quentes, de 15º C a 22º C. Leveduras Lager fermentam melhor em temperaturas mais frias.

Além disso, as Ales necessitam de menor tempo de fermentação e maturação, ficando prontas mais rapidamente do que as Lagers. Em parte, por isso, as cervejas Ales foram logo adotadas por microcervejarias, uma vez que oferecem retorno de vendas em um menor período de tempo.

As mais antigas

Quando falamos que a cerveja é uma bebida milenar que tem acompanhado o ser humano ao longo de sua história, estamos falando das cervejas tipo Ales. Até o século XVI, quando surgiram as Lagers, as Ales eram as cervejas produzidas e dominantes.

Características

As Ales compõem uma família gigantesca de estilos de cerveja. Você curte uma Pale Ale, uma Weissbier, cerveja de trigo alemã, ou uma IPA? Todos esses estilos são exemplares da família Ale. Uma característica comum é que elas apresentam tanto sabor quanto aroma mais complexos, se comparados às Lagers.

Em outras palavras, as Ales trazem uma combinação de sabores e aromas para além do malte e do lúpulo. Isso ocorre porque o fermento Ale produz uma série de substâncias, em pequenas quantidades, além do álcool, que dão características adicionais à cerveja, em especial, o frutado.

As substâncias responsáveis pelo frutado da cerveja são compostos chamados ésteres, produzidos naturalmente na fermentação Ale. É um tipo de éster que, por exemplo, adiciona o aroma de banana a uma cerveja Weiss.

Após passar um período restrita às cervejarias histórias da Europa, a família das Ales foi trazida de volta ao mundo, pelas cervejarias artesanais.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe