1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. O fantástico mundo da cerveja com café
O fantástico mundo da cerveja com café
Em 22/06/2022 às 11h58.

O fantástico mundo da cerveja com café

Os movimentos da cerveja artesanal e de pequenos produtores de café têm crescido nos últimos anos, e contam com fãs que apreciam os dois universos.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Você gosta de café? É um apaixonado por cerveja? Então, por que não juntar essas duas paixões em uma única bebida? Os movimentos da cerveja artesanal e de pequenos produtores de café têm crescido nos últimos anos, e contam com fãs que apreciam os dois universos.

De fato, tanto o mundo do café, como o da cerveja, com suas respectivas diversidades de aromas, sabores e texturas, são dois universos distintos, mas com formas parecidas de se apreciar. Em bairros que possuem bares de cerveja artesanal, por exemplo, é provável que tenha também uma cafeteria, que valoriza o café de pequena produção.

O café, como quase todas as bebidas, é formado por uma grande diversidade de tipos, dependendo do do grão, da torra, da forma de extração, entre outros fatores. As características de sabor e aroma do café podem combinar com os mais diferentes estilos de cervejas, criando camadas de sabores muito atraentes.

Cervejas claras

É comum as pessoas associarem o café somente com cervejas escuras, mas isso não é um fato. Há também cervejas claras que utilizam café em suas receitas, como Sours, IPAs, New England IPAs e Blonde Ales. Pouco usual, essa mistura traz uma sensação de contraste do torrado com o restante da cerveja.

Cervejas escuras

As cervejas escuras são as que mais facilmente associamos à adição de café. Estilos como Porter e Stout combinam perfeitamente com o torrado do café. As Russian Imperial Stouts, estilo de forte potencial alcoólico e também alto dulçor, também estão ganhando café em suas receitas.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe