1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. O fantástico mundo da cerveja com café
O fantástico mundo da cerveja com café
Em 22/06/2022 às 11h58.

O fantástico mundo da cerveja com café

Os movimentos da cerveja artesanal e de pequenos produtores de café têm crescido nos últimos anos, e contam com fãs que apreciam os dois universos.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Você gosta de café? É um apaixonado por cerveja? Então, por que não juntar essas duas paixões em uma única bebida? Os movimentos da cerveja artesanal e de pequenos produtores de café têm crescido nos últimos anos, e contam com fãs que apreciam os dois universos.

De fato, tanto o mundo do café, como o da cerveja, com suas respectivas diversidades de aromas, sabores e texturas, são dois universos distintos, mas com formas parecidas de se apreciar. Em bairros que possuem bares de cerveja artesanal, por exemplo, é provável que tenha também uma cafeteria, que valoriza o café de pequena produção.

O café, como quase todas as bebidas, é formado por uma grande diversidade de tipos, dependendo do do grão, da torra, da forma de extração, entre outros fatores. As características de sabor e aroma do café podem combinar com os mais diferentes estilos de cervejas, criando camadas de sabores muito atraentes.

Cervejas claras

É comum as pessoas associarem o café somente com cervejas escuras, mas isso não é um fato. Há também cervejas claras que utilizam café em suas receitas, como Sours, IPAs, New England IPAs e Blonde Ales. Pouco usual, essa mistura traz uma sensação de contraste do torrado com o restante da cerveja.

Cervejas escuras

As cervejas escuras são as que mais facilmente associamos à adição de café. Estilos como Porter e Stout combinam perfeitamente com o torrado do café. As Russian Imperial Stouts, estilo de forte potencial alcoólico e também alto dulçor, também estão ganhando café em suas receitas.

Mercado Cervejeiro
23/06/2022 às 10h57.

Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias

Após receber aprovação final e entrar em vigor, lei pode ser o “empurrão” que faltava para pessoas que desejam abrir sua cervejaria artesanal, mas encontravam barreiras para isso.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
16/06/2022 às 10h00.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: 3 iniciativas que apoiam a causa

O dia 28 de junho marca a luta pela diversidade e igualdade de direitos. A cerveja não está alheia ao tema e já existem, inclusive, iniciativas e empreendimentos na área.

Compartilhe