1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Livro sobre cerveja faz sucesso e revela demanda por obras nacionais
Livro sobre cerveja faz sucesso e revela demanda por obras nacionais
Em 04/11/2021 às 10h00.

Livro sobre cerveja faz sucesso e revela demanda por obras nacionais

Ainda são poucas as referências brasileiras, mas com incentivo esse cenário tende a mudar.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

O “Guia de Sommelieria de Cervejas”, da Editora Krater, arrecadou cerca de R$ 110 mil, pela plataforma de financiamento coletivo “Catarse”, em pouco mais de um mês de lançamento do projeto. O valor equivale ao dobro da meta mínima, de R$ 55 mil, para realização da obra— que envolve, entre outros, pagamento dos royalties, produção gráfica e impressão.

A maior parte desse valor foi atingida na primeira semana de campanha, que teve início no dia 29 de agosto, Dia Nacional do Sommelier. A cota mais barata, que envolvia apenas a compra do livro, se esgotou em 48 horas.

Segundo Diego Masiero, sócio da editora Krater, o sucesso do projeto revela a demanda por obras nacionais sobre o tema, além de expor a falta de publicações sobre as atividades dos sommeliers de cervejas no país.

“Quando o assunto é sommelieria e serviço, faltam livros no mercado. Quem trabalha na área, têm poucos materiais de referência, além das apostilas dos cursos de sommelier”, diz. “O projeto parece mesmo atender uma demanda reprimida que tínhamos como setor”, completa.

O sócio da editora fala também sobre o papel determinante dos 28 autores que colaboraram com a obra, e da sommelière Bia Amorim, organizadora da publicação. “Além do empenho com a produção dos textos, houve um engajamento com a campanha de financiamento coletivo, o que foi muito bacana”, comemora.

Segundo Diego, um dos propósitos da obra coletiva, foi provocar mais profissionais a procurarem a editora, com argumentos que possam depois ser transformados em livro. Recentemente, a Krater lançou o edital de um concurso para escolher a próxima obra de produção nacional.

Com patrocínio da Academia da Cerveja, organização educacional pertencente à Ambev, a seleção busca reconhecer talentos, valorizar e incentivar o desenvolvimento de publicações de iniciativas nacionais.

Neste mercado, outros títulos também comprovam o sucesso desse tipo de publicação. O livro “Larousse da Cerveja”, escrito por Ronaldo Morado e lançado em 2009, pela Editora Alaúde, é um dos mais tradicionais. A obra chegou à segunda edição, em 2017, e é considerada, por especialistas, como um clássico nacional.

Traduções também estão em alta

“As vendas dos livros traduzidos também estão em alta”, afirma o sócio da editora, que é especializada em publicações sobre cerveja. Esse é um nicho importante, porque a maioria dos livros sobre cerveja, disponível no Brasil, é de publicação estrangeira. Os lançamentos dessas obras também cresceram nos últimos anos. Somente a editora Krater lançou sete livros, desde 2019.

Obras de referência do setor cervejeiro também foram publicadas por aqui. É o caso de “O Guia Oxford da Cerveja”, organizado pelo cervejeiro da Brooklyn, Garret Oliver, e publicado em abril de 2020, pela Editora Blucher.

Trata-se de uma enciclopédia da cerveja, com mais de mil verbetes escritos por 160 especialistas do mundo todo. Já “Degustando Cerveja”, de Randy Mosher, também publicado em 2020, pela editora Senac, fala da arte de analisar sensorialmente cervejas e outros temas, como estilos, matérias-primas e fabricação desta bebida.

Mercado Cervejeiro
09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Compartilhe