1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. International Beer Day: 5 curiosidades sobre cerveja para compartilhar
International Beer Day: 5 curiosidades sobre cerveja para compartilhar
Em 28/07/2022 às 10h41.

International Beer Day: 5 curiosidades sobre cerveja para compartilhar

O Dia Internacional da Cerveja é comemorado na primeira sexta-feira de agosto. Que tal aproveitar a festa e demonstrar para os amigos conhecimento sobre o assunto?

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

O Internacional Beer Day, ou Dia Internacional da Cerveja, em bom português, é comemorado toda a primeira sexta-feira de agosto – em 2022, será no dia 5. A primeira confraternização com esse tema aconteceu em 2007, e foi organizada por um grupo de amigos em um bar na Califórnia (EUA). Hoje, a data gera brindes em mais de 200 cidades, de 50 países, de todos os continentes. Então, que tal conhecer mais sobre cerveja? Separamos cinco curiosidades sobre a bebida para você compartilhar com seus amigos.

Bebida alcoólica mais antiga

A cerveja é a bebida alcoólica mais antiga do mundo, feita intencionalmente pelo homem. As pesquisas arqueológicas mais recentes descobriram restos da bebida datados de cerca de 11 mil a.C., em uma caverna de Raqefet, em Israel. Era um local de sepultamentos do povo Natufiano, uma tribo nômade, semi-sedentária. Para fins de comparação, a roda só foi inventada pelos mesopotâmicos, em 3.5 mil a.C..

Lúpulo só começou a ser usado na Idade Média

As cervejas da Antiguidade eram feitas com cereais germinados (o malte), água e microrganismos do próprio ar. O lúpulo só foi inserido na Idade Média. O primeiro estudo a tratar dessa planta com qualidade científica foi feito pela monja beneditina alemã Hildegard Von Bigen (1098 – 1179) que, entre outras especializações, era botânica. Ela descobriu as propriedades conservantes das flores dessa trepadeira e recomendou seu uso para a cerveja.

A cerveja era escura

Os mesopotâmicos e egípcios faziam cerveja com o malte seco ao sol, o que deixava a cerveja clara. Já as tribos que foram para o Norte da Europa também plantavam cereais e faziam cerveja, mas não havia sol suficiente para secar o malte. Foi então que começaram a fazer a secagem, expondo os grãos ao fogo, o que tostava e até torrava os grãos, resultando em cervejas marrons. A cerveja só se tornou mais clara com as inovações tecnológicas. Primeiro dos ingleses, gerando a English Pale Ale, perto de 1620, e depois com os alemães e tchecos, com a Pilsen, a primeira cerveja dourada do mundo, de 1842.

Porter, a primeira produzida em larga escala

Na Antiguidade, as cervejas normalmente eram produzidas em casa, em pequenas quantidades. A escala só começou a aumentar na Idade Média. Mas, foi apenas com a Revolução Industrial, no século XVIII, que as cervejarias chegaram numa escala verdadeiramente grande. O primeiro estilo a se beneficiar disso foi a Porter, uma cerveja escura de origem inglesa altamente popular na época. Ela foi a primeira “Rock Star”.

Brasil quase teve a primeira cervejaria das Américas

A primeira cervejaria com fins comerciais das Américas foi a fundada em 1632, pela Companhia Holandesa das Índias Orientais em Nova Amsterdã, atualmente Nova York (EUA). Acontece que os holandeses também dominaram parte do Nordeste brasileiro, entre 1624 e 1654. Em 1640, durante a regência de Maurício de Nassau, uma cervejaria foi importada da Europa e instalada no Palácio de La Fonteine, casa de descanso do governante. Havia também um cervejeiro.

Essa cervejaria só não é considerada a mais antiga do Brasil – e por oito anos, das Américas – porque nunca conseguiram comprovar que ela teria finalidade comercial. Aparentemente, servia apenas aos banquetes de Nassau e, talvez, para suprir os holandeses locais da preciosa bebida.

Mercado Cervejeiro
09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Compartilhe