1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Inovação além do estilo
Inovação além do estilo
Em 11/01/2022 às 10h28.

Inovação além do estilo

Um dos lançamentos mais importantes da Dádiva, as inovações da Venice Beach vão muito além do estilo; cerveja artesanal em lata revolucionou o mercado.

Luiza Lugli Tolosa
Por Luiza Lugli Tolosa, cervejar.com
Sócia-fundadora da Cervejaria Dádiva

Há pouco mais de seis anos, em dezembro de 2015, lançávamos um dos produtos mais conhecidos  da Dádiva. Em uma lata colorida de 350ml, sem pasteurização,  a Venice Beach  foi lançada em São Paulo (SP), alguns dias antes do Natal. O preço especial incentivava as pessoas a levarem a cerveja de fardinho para as férias no litoral.

A Venice foi uma das primeiras cervejas artesanais em lata do Brasil, e a responsável por iniciar o processo de transição das cervejas artesanais do vidro para a lata. Considero a Venice um dos lançamentos mais importantes da Dádiva, não por seu estilo, ou seu rótulo bonito e colorido.

A Venice foi lançada com o objetivo de levar a cerveja artesanal viva para as férias, para a praia, para um momento que não exigia copos ou taças adequados ao estilo.

A proposta era diferente do que o mercado de cerveja artesanal estava acostumado até então. A ideia era tornar possível, por exemplo, levar esse tipo de bebida para a praia, com a praticidade e a leveza da lata, o frescor de uma Session IPA não pasteurizada e um valor mais adequado ao bolso dos consumidores.

Durante o lançamento, a lata foi vendida a R$ 15. Longe de ser um preço acessível, mas, com certeza, foi um valor mais em conta do que a realidade da época.

O primeiro lote vendeu muito bem, diferente do segundo, que teve dificuldade para sair. Mas, é preciso reconhecer, que a inovação e ousadia do lançamento deste primeiro lote marcam o mercado cervejeiro até hoje. Me desculpem pela falsa modéstia.

A Venice inaugurou uma transição importante do mercado. A lata começou a aparecer mais que o vidro, os designers puderam se esbaldar com muito mais espaço para suas artes, o frescor das cervejas vivas se sobrepôs ao espaço na gôndola das cervejas pasteurizadas, as pessoas começaram a lembrar que cerveja artesanal pode ser consumida em ambientes descontraídos direto da lata, sem, necessariamente, serem servidas em copos adequados ao estilo.

O mercado cervejeiro respira inovação. E inovação não deve ser apenas em estilo. Inovação abrange a forma de apresentar um produto, a comunicação escolhida para apresentá-lo, a forma de vender e entregar, a experiência que o cliente, o pós-venda, e muitas outras questões.

Desejo que o mercado cervejeiro em 2022 pense em inovação mais como forma, conceito e mensagem, do que apenas como estilo de cerveja. Estilo de cerveja vai e volta. Inovação como conceito, não.

Mercado Cervejeiro
23/06/2022 às 10h57.

Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias

Após receber aprovação final e entrar em vigor, lei pode ser o “empurrão” que faltava para pessoas que desejam abrir sua cervejaria artesanal, mas encontravam barreiras para isso.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
16/06/2022 às 10h00.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: 3 iniciativas que apoiam a causa

O dia 28 de junho marca a luta pela diversidade e igualdade de direitos. A cerveja não está alheia ao tema e já existem, inclusive, iniciativas e empreendimentos na área.

Compartilhe