1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. Harmonize cervejas e pratos com o verão
Harmonize cervejas e pratos com o verão
Em 28/01/2022 às 10h00.

Harmonize cervejas e pratos com o verão

Para combinar com a estação mais quente do ano e deixar tudo mais saboroso, escolha cervejas refrescantes e pratos leves, como saladas, peixes e frutos do mar.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

O verão está aí e nossa sede por cervejas aumenta, principalmente as mais refrescantes. Assim como nossa fome por pratos mais leves, de fácil digestão, e até mesmo frios como as saladas. Peixes e frutos do mar também têm a cor da estação e nos dão o gostinho de praia. Que tal harmonizar tudo isso e gerar ótimas combinações?

O que chamo de harmonização de verão é na verdade um apelo para pensemos também no clima ao combinar alimentos e cervejas. O resultado é uma experiência anda mais saborosa. Abaixo, deixo algumas dicas para os dias quentes.

Saladas

Para harmonizar saladas devemos primeiro pensar na intensidade: em geral são leves e pedem cervejas suaves. Depois, busque aromas e sabores na comida e na bebida que se complementem, como se você estivesse cozinhando tudo junto numa mesma “panela imaginária”.

Numa salada caprese (muçarela, tomate e manjericão), podemos adicionar algo mais condimentado para realçar os sabores. Uma boa Witbier, como a Ditriguis, da Brassaria Ampolis, fará bem o papel. Já a famosa Caesar Salad tem alface, molho cremoso à base de maionese, parmesão e croutons. Trazer algo mais ácido e cítrico ajuda a equilibrar a sensação de gordura, como se espremêssemos um limão sobre o prato. A Three Monkeys I’m Fucking Sour é uma cerveja ácida com limão, pitaya e framboesa, que trará um toque frutado a mais.

Peixes

Peixes são proteínas delicadas que tem aquele sabor de maresia. No entanto, dependendo do tipo de peixe, modo de preparo, temperos e molhos dos pratos, a harmonização muda significativamente. Ou seja, apesar da escolha de cervejas dar preferência à leveza em geral, o grau de intensidade dos rótulos pode subir. Minha dica para não errar aqui é buscar bebidas com sabores semelhantes ao do alimento.

Petisco famoso em praias, a isca de peixe é normalmente feita de tiras empanadas e fritas por imersão a partir de um pescado suave, como a tilápia. A 1848, cerveja feita pela Motim, é uma Vienna Lager de sabor levemente tostado que vai enfatizar o sabor do empanado.

Já um salmão grelhado com molho de maracujá fica ótimo com a cerveja Freak Lab da cervejaria Mad Brew. A cerveja é ácida, o que vai equilibrar a gordura do salmão grelhado. Além disso, ela tem laranja, maracujá e goiaba, que aumentam a citricidade do molho.

Frutos do mar

Impossível não falar em frutos do mar no verão. Uma moqueca de camarão, por exemplo, é um prato super saboroso com a cara da estação. Mais gorduroso, por conta do azeite de dendê, e cremoso, por conta do leite de coco, harmoniza perfeitamente com uma American Pale Ale como a Apa Cadabra, da Hocus Pocus. O amargor da cerveja equilibra a gordura do prato além de enfatizar os temperos e a picância, enquanto o cítrico dos lúpulos traz um toque de leveza.

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe