1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. Harmonize cervejas e pratos com o verão
Harmonize cervejas e pratos com o verão
Em 28/01/2022 às 10h00.

Harmonize cervejas e pratos com o verão

Para combinar com a estação mais quente do ano e deixar tudo mais saboroso, escolha cervejas refrescantes e pratos leves, como saladas, peixes e frutos do mar.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

O verão está aí e nossa sede por cervejas aumenta, principalmente as mais refrescantes. Assim como nossa fome por pratos mais leves, de fácil digestão, e até mesmo frios como as saladas. Peixes e frutos do mar também têm a cor da estação e nos dão o gostinho de praia. Que tal harmonizar tudo isso e gerar ótimas combinações?

O que chamo de harmonização de verão é na verdade um apelo para pensemos também no clima ao combinar alimentos e cervejas. O resultado é uma experiência anda mais saborosa. Abaixo, deixo algumas dicas para os dias quentes.

Saladas

Para harmonizar saladas devemos primeiro pensar na intensidade: em geral são leves e pedem cervejas suaves. Depois, busque aromas e sabores na comida e na bebida que se complementem, como se você estivesse cozinhando tudo junto numa mesma “panela imaginária”.

Numa salada caprese (muçarela, tomate e manjericão), podemos adicionar algo mais condimentado para realçar os sabores. Uma boa Witbier, como a Ditriguis, da Brassaria Ampolis, fará bem o papel. Já a famosa Caesar Salad tem alface, molho cremoso à base de maionese, parmesão e croutons. Trazer algo mais ácido e cítrico ajuda a equilibrar a sensação de gordura, como se espremêssemos um limão sobre o prato. A Three Monkeys I’m Fucking Sour é uma cerveja ácida com limão, pitaya e framboesa, que trará um toque frutado a mais.

Peixes

Peixes são proteínas delicadas que tem aquele sabor de maresia. No entanto, dependendo do tipo de peixe, modo de preparo, temperos e molhos dos pratos, a harmonização muda significativamente. Ou seja, apesar da escolha de cervejas dar preferência à leveza em geral, o grau de intensidade dos rótulos pode subir. Minha dica para não errar aqui é buscar bebidas com sabores semelhantes ao do alimento.

Petisco famoso em praias, a isca de peixe é normalmente feita de tiras empanadas e fritas por imersão a partir de um pescado suave, como a tilápia. A 1848, cerveja feita pela Motim, é uma Vienna Lager de sabor levemente tostado que vai enfatizar o sabor do empanado.

Já um salmão grelhado com molho de maracujá fica ótimo com a cerveja Freak Lab da cervejaria Mad Brew. A cerveja é ácida, o que vai equilibrar a gordura do salmão grelhado. Além disso, ela tem laranja, maracujá e goiaba, que aumentam a citricidade do molho.

Frutos do mar

Impossível não falar em frutos do mar no verão. Uma moqueca de camarão, por exemplo, é um prato super saboroso com a cara da estação. Mais gorduroso, por conta do azeite de dendê, e cremoso, por conta do leite de coco, harmoniza perfeitamente com uma American Pale Ale como a Apa Cadabra, da Hocus Pocus. O amargor da cerveja equilibra a gordura do prato além de enfatizar os temperos e a picância, enquanto o cítrico dos lúpulos traz um toque de leveza.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe