1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. Gosta de licores? Então, beba essa cerveja!
Gosta de licores? Então, beba essa cerveja!
Em 09/02/2022 às 10h00.

Gosta de licores? Então, beba essa cerveja!

Cervejas que capricham no dulçor e com teor alcoólico elevado agradam quem curte licores.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

O mundo das cervejas é muito diverso. Existem tipos de cervejas que chegam muito próximo das características de outras bebidas alcoólicas, mas com um toque diferenciado. Um exemplo são as cervejas que se assemelham à experiência de beber um licor.

Licor é uma bebida alcoólica, composta por álcool misturado com outros elementos, geralmente, frutas e ervas, e ainda uma substância doce, que pode ser sacarose, mel ou glicose. O nome da bebida vem do latim “liquore”, ou líquido, no português.

Outra característica importante dos licores é o alto teor alcoólico, em média, acima de 15%. Por isso, costumam ser consumidos em pequenas quantidades, e de maneira lenta.

As semelhanças com licores

Existem cervejas que se parecem bastante com licores, em especial bebidas que lembram licores de chocolate, que são as Imperial Stouts. O estilo possui registros de origem já no século XVIII, na Inglaterra. Mas, foi o seu renascimento nas últimas décadas, junto aos cervejeiros artesanais, que trouxe as Imperial Stouts para um patamar que se assemelha aos licores.

Isto ocorreu por causa da valorização de estilos cada vez mais alcoólicos, e com diferentes ingredientes, como frutas vermelhas, frutas secas, além de envelhecimento em barril.

Um capítulo à parte dessa história são as chamadas Pastry Stouts, que são cervejas que funcionam como sobremesas alcoólicas líquidas, fazendo a alegria dos fãs de doces. Portanto, se você curte beber um licor, saiba que existe um mundo da cerveja pronto para te receber com sabores incríveis.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe