Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais
Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.
Apesar de ainda representarem um pequeno nicho, as cervejas funcionais existem e ganhando mercado. Além da função nutricional básica, essas bebidas também adicionam características benéficas à saúde.
Só podem ser consideradas funcionais as cervejas sem álcool, o que, no Brasil, significa cervejas com até 0,5% de teor alcoólico. Hidratação e suplementação nutricional são alguns dos benefícios dessas bebidas.
Cerveja engorda? Respondemos as principais dúvidas sobre o assunto. Confira.
No entanto, alguns termos desse universo podem ser confusos. Para te ajudar a ficar pode dentro, preparamos um dicionário com o vocabulário das cervejas funcionais. Confira.
ABV
ABV vem da sigla inglesa “alcohol by volume”, ou, álcool por volume, em português. Logo, ABV é simplesmente uma sigla utilizada internacionalmente para reportar o percentual de teor alcoólico na bebida.
Calorias
A caloria é uma medida de energia. Os alimentos têm calorias. Isto é, os alimentos fornecem energia ao organismo, que é liberada quando os alimentos se decompõem na digestão. Essa energia permite que as células realizem todas as suas funções.
Carboidratos
Os carboidratos, conhecidos também como glicídios ou açúcares, são importantes biomoléculas que constituem a base da nutrição dos animais. Eles têm um papel energético e são de origem vegetal, como os cereais, por exemplo. Os cereais utilizados para produção de cerveja são a principal fonte de carboidratos da bebida.
Vitamina B
A cerveja contém vitaminas do complexo B, que são produzidas pelo metabolismo da levedura (fermento) da bebida. Essas vitaminas têm um papel importante no metabolismo de gorduras e carboidratos e também ajudam na recuperação atlética.
Entre outros benefícios, as vitaminas do complexo B ajudam na produção de glóbulos vermelhos, responsáveis por fortalecer o sistema imunológico; fornecem suporte para a formação de hemoglobina; fortalecem o metabolismo proteico; fazem bem à saúde dos olhos, pele, cabelos, intestino e sistema nervoso.
Isotônico
Cervejas isotônicas são tipicamente de baixo ou nenhum teor alcoólico, mas o termo isotônico, na verdade, está relacionado à sua quantidade de açúcar. Essa bebida tem níveis de açúcar semelhantes aos encontrados naturalmente no corpo humano. Isso significa que uma cerveja isotônica hidrata o corpo mais rapidamente.
Além de ser uma ótima opção de alimento para atletas, o isotônico é muito indicado para cura de náuseas e enjoos. A bebida ajuda a restabelecer a água e os nutrientes no organismo, provocando uma sensação de melhora logo após o consumo.