1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Escura e levemente amarga: Conheça a cerveja Porter
Escura e levemente amarga: Conheça a cerveja Porter
Em 14/12/2022 às 11h30.

Escura e levemente amarga: Conheça a cerveja Porter

Criado na Inglaterra, esse estilo de cerveja escura conta com uma grande variedade de sabores a serem explorados; confira.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

As cervejas do estilo Porter surgiram no século XVII. Mesmo tão antigo, o “nascimento” deste estilo ainda é tido como uma dos acontecimentos cervejeiros mais importantes dos últimos 300 anos. Isso porque, esse foi o primeiro estilo de cerveja a ganhar popularidade durante a Revolução Industrial, na Inglaterra.

Supostamente, as Porters surgiram da combinação de cervejas ácidas com cervejas suaves. Em seguida, deram origem às Stouts, cervejas também escuras, hoje mais populares que as próprias Porters.

O nome “Porter” foi adotado devido à grande popularidade da cerveja entre os trabalhadores do porto. Naquela época, os trabalhadores que transportavam mercadorias para as cidades eram chamados de “porters”.

Características

As Porters são cervejas de cor marrom opaco, embora, também possam ser pretas. Elas apresentam notas ricas de chocolate, café e, às vezes, defumado. Aromas de malte torrado estão quase sempre presentes e, geralmente, há pouco ou nenhum aroma de lúpulo.

Por vezes, essas cervejas podem ser descritas como ácidas ou secas, mas também são avaliadas como doces e moderadamente amargas. Elas podem ser mais ou menos lupuladas, dependendo da vontade do cervejeiro.

Subestilos

As Porters são divididas em diferentes subestilos, como English Porter, Batic Porter e American Porter. As English Porters são as originais, criadas na Inglaterra em 1700, um pouco modernizadas. As Baltic Porters têm maior teor alcoólico, que ficam entre as Porters e as Stouts.

Por fim, as American Porters exploram o estilo com inovações desenvolvidas por cervejeiros artesanais, como a utilização de maltes defumados, ou teores alcoólicos superiores aos da Baltic Porter.

Independente do subestilo, as Porters são uma bela pedida para quem deseja experimentar sabores de uma cerveja preta sem a intensidade do torrado, mas com uma grande variedade de notas sensoriais.

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe