1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Embalagem bonita é diferencial e ajuda nas vendas
Embalagem bonita é diferencial e ajuda nas vendas
Em 26/01/2022 às 14h41.

Embalagem bonita é diferencial e ajuda nas vendas

Latas ou garrafas bonitas de cerveja podem atrair consumidores e impulsionar as vendas.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Se a cerveja hoje é frequentemente encarada como uma obra de arte, o design de rótulos e embalagens é definitivamente a primeira impressão. E todos sabem que a primeira impressão é a que fica! Uma cerveja com uma lata ou garrafa bonita pode atrair, facilitar a vida do consumidor, e é um verdadeiro diferencial competitivo na hora de impulsionar as vendas.

Várias instituições sabem disso e promovem até concursos no Brasil e no exterior. Em dezembro de 2021, saiu o resultado do prêmio “Lata Mais Bonita do Brasil”, promovido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

Foram 156 rótulos inscritos, 26 finalistas e mais de 3,5 mil votos populares contabilizados. As cervejarias Rambier (MA) e Prussia (MG) ganharam na categoria pequeno porte; Salva Craft Beer (RS) na médio porte; e Colorado (SP) e Brassaria Ampolis (RJ) foram as vencedoras na categoria grande porte.

Diferencial

O design no universo da cerveja deixou de ser uma mera questão de identificação com o público para se tornar verdadeiramente um diferencial do produto dos concorrentes. Em um mercado tão competitivo, qualquer produto que queira ter algum destaque, deve cuidar muito bem da embalagem.

De acordo com um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), 75% das empresas que investiram em design de embalagem e rótulos registraram aumento de vendas, e 41% melhoraram seus custos de produção. Além disso, a pesquisa revelou que 81% das decisões de compra no momento da venda são tomadas pelo visual, e 86% dos consumidores buscam informações sobre o produto diretamente no rótulo.

Criar e cuidar

Para ter um bom design de embalagem, é muito importante ter profissionalismo. Toda a criação, ou mesmo mudança de uma identidade visual já existente, deve ser feita com cuidado e planejamento – podendo até mesmo recorrer a pesquisas de mercado para entender a aceitação.

É por meio do planejamento que todas as etapas da produção, desde a concepção até a impressão, são definidas. A concepção inicial, ou briefing deve ser alinhado com muita conversa e criatividade. Além disso, o profissional que fará o trabalho deve estar por dentro das tendências e técnicas de arte.

Contratar um bom designer para construir uma marca que seja constante e tenha padrões ajuda na hora de mostrar a qualidade que é esperada de uma cerveja artesanal.

Importante ressaltar também que o design deve ser cuidadoso em todos os pontos de comunicação da cervejaria, para que a marca seja sempre fortalecida. Essas peças devem seguir o mesmo cuidado e os caminhos estéticos em todos os pontos de contato com o consumidor: redes sociais, eventos, merchandising, entre outros.

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe