1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Dia dos Pais: uma cerveja para cada tipo de pai
Dia dos Pais: uma cerveja para cada tipo de pai
Em 01/08/2022 às 10h06.

Dia dos Pais: uma cerveja para cada tipo de pai

Você já escolheu o presente do paizão? Com mais de 150 estilos, cervejas podem ser uma ótima opção.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Este ano, o Dia dos Pais será comemorado em 14 de agosto. E você já escolheu o presente? Cervejas podem ser uma ótima opção. São mais de 150 estilos, cada um com aromas e sabores únicos. Então, acredite, tem uma bebida ideal para cada tipo de pai. A seguir, algumas ideias para presentear com cerveja, de acordo com a personalidade do seu paizão. Confira.

Pai aventureiro

Se o seu pai curte aventuras e você cresceu no banco traseiro de um off-road, já sabemos que o paizão é um fã da natureza. Nesse caso, minha sugestão é a “Las Loucas Aventuras de Caloto Dundee”, uma New England Double IPA, da paulistana e bem-humorada Juan Caloto. A cerveja lembra frutas cítricas e tropicais, com amargor médio alto e corpo suculento.

No rótulo, há uma caricatura do Crocodilo Dundee, personagem cômico de filmes na década de 1980. Trata-se de um australiano, caçador de crocodilos, que enfrenta aventuras em Nova York. Talvez seu pai se identifique!

Pai esportista

Se o paizão é fã de esportes – do tipo que pratica atividades físicas e não apenas assiste pela televisão –, trata-se de um esportista nato. Neste caso, a preocupação com o desempenho e a forma física sempre existirão. É também conhecido como pai fitness, ou “rato de academia”.

Uma cerveja sem álcool seria ideal, pois mata a vontade de uma “gelada” e não prejudica o desempenho, sendo também menos calórica. Uma dica é um bom engradado da Heineken 0,0%, que consegue manter o sabor típico da verdinha mesmo na versão zero.

Pai cozinheiro

Se pilotar o fogão ou a churrasqueira é o passatempo preferido do seu pai, temos um cozinheiro. Ele demostra conhecimento dos aromas e sabores e precisa de uma cerveja que traga essa experiência sensorial.

Os rótulos de tradição belga são uma ótima opção, pois são complexos. Uma Chimay Dubbel, por exemplo, traz caramelo, toffee, tostado, frutas secas, como uva-passa e ameixa seca, além de um toque condimentado. Sugira que seja harmonizada com boas carnes vermelhas assadas, ou num churrasco.

Pai tradicional

Sim, há pais de todos os tipos, inclusive os tradicionais. Chefe de família, trabalhador, sempre responsável e atento a todos. Ele pensa tanto nos outros, que acaba ficando em segundo plano nas próprias prioridades. Faça um agrado e lembre para ele que é bom cuidar se si mesmo também.

Nesse caso, nada melhor que uma cerveja também muito tradicional. Minha sugestão é uma Paulaner Weissbier, cerveja de trigo de tradição alemã, com os sabores típicos do estilo, destacando um frutado que lembra banana e um condimentado que lembra cravo, com notas de miolo de pão do malte de trigo.

Tem ainda o pai boêmio, o caseiro, o culto. Qual o seu tipo de pai, e que cerveja combinaria com ele?

Mercado Cervejeiro
08/08/2022 às 10h35.

Sommelier de cervejas: o que é e o que faz esse profissional

29 de agosto é o Dia Nacional do Sommelier, data em que a profissão foi regulamentada no Brasil; confira o que é e o que faz esse profissional que atua em diferentes ramos do mercado.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
28/07/2022 às 10h41.

International Beer Day: 5 curiosidades sobre cerveja para compartilhar

O Dia Internacional da Cerveja é comemorado na primeira sexta-feira de agosto. Que tal aproveitar a festa e demonstrar para os amigos conhecimento sobre o assunto?

Compartilhe