1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Degustação: verdadeiro desfile de Carnaval da cerveja artesanal
Degustação: verdadeiro desfile de Carnaval da cerveja artesanal
Em 18/02/2022 às 10h00.

Degustação: verdadeiro desfile de Carnaval da cerveja artesanal

Um desfile de sabores. Aprenda como planejar sua degustação de cervejas artesanais.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Desfilar no Carnaval é pura animação e alegria para os amantes da festa. Com uma sequência de diferentes momentos, que contam um enredo, a degustação de cervejas pode e deve ser assim também.

Em desfiles de escolas de samba, há diversidade de alas. E cada ala é responsável por contar uma parte da história. Em degustações de cervejas, cada estilo também tem seu momento de entrar em ação, para manter a harmonia do conjunto.

O abre alas

O abre alas é o carro que inicia a jornada de um desfile. Já na degustação, existem cervejas que também fazem esse papel, animando as papilas gustativas para começar a folia de sabores.

Cervejas leves, com baixo amargor, e baixo teor alcoólico desempenham bem este papel. Elas ajudam a não atropelar a degustação, o que aconteceria se o “desfile” começasse com sabores mais intensos.

Os estilos Pilsner, Blonde Ale, Witbier e cervejas da família Lager, se encaixam bem para o início de uma degustação. Além delas, cervejas ácidas leves, como Berliner Weisse ou Catharina Sour, também  funcionam na abertura dos trabalhos.

A bateria

A bateria é a ala que eleva o astral do desfile, levando o público ao delírio. Na degustação, as cervejas do meio da sequência também ampliam o clima de festa. Esse é o momento adequado para direcionar a degustação, de acordo com os sabores que se deseja explorar.

Por exemplo, algumas pessoas preferem explorar sabores mais caramelizados, como os de uma Viena Lager, uma Wee Heavy, ou Barleywine, destacando a riqueza dos maltes.

Outra possibilidade, preferida pelos amantes do lúpulo, é explorar diferentes níveis e tipos de amargor. Lúpulos terrosos, cítricos, resinosos, ou com sabores excêntricos, ganham destaque nesse momento.

O Gran Finale

Todo carnaval tem seu fim, mas é sempre bom se despedir em grande estilo. Para terminar a degustação, esse é o momento de compartilhar as cervejas mais intensas, e que passariam por cima de outros sabores. Russian Imperial Stouts, Pastry Stouts, ou estilos belgas mais alcoólicos e potentes, como Tripel ou Dark Strong  Ale, são boas pedidas

Em todos os pontos da sequência, é importante lembrar de tomar bastante água. Ela vai manter a disposição e evitar uma ressaca, que pode estragar as boas lembranças da festa.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe