1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Degustação: verdadeiro desfile de Carnaval da cerveja artesanal
Degustação: verdadeiro desfile de Carnaval da cerveja artesanal
Em 18/02/2022 às 10h00.

Degustação: verdadeiro desfile de Carnaval da cerveja artesanal

Um desfile de sabores. Aprenda como planejar sua degustação de cervejas artesanais.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Desfilar no Carnaval é pura animação e alegria para os amantes da festa. Com uma sequência de diferentes momentos, que contam um enredo, a degustação de cervejas pode e deve ser assim também.

Em desfiles de escolas de samba, há diversidade de alas. E cada ala é responsável por contar uma parte da história. Em degustações de cervejas, cada estilo também tem seu momento de entrar em ação, para manter a harmonia do conjunto.

O abre alas

O abre alas é o carro que inicia a jornada de um desfile. Já na degustação, existem cervejas que também fazem esse papel, animando as papilas gustativas para começar a folia de sabores.

Cervejas leves, com baixo amargor, e baixo teor alcoólico desempenham bem este papel. Elas ajudam a não atropelar a degustação, o que aconteceria se o “desfile” começasse com sabores mais intensos.

Os estilos Pilsner, Blonde Ale, Witbier e cervejas da família Lager, se encaixam bem para o início de uma degustação. Além delas, cervejas ácidas leves, como Berliner Weisse ou Catharina Sour, também  funcionam na abertura dos trabalhos.

A bateria

A bateria é a ala que eleva o astral do desfile, levando o público ao delírio. Na degustação, as cervejas do meio da sequência também ampliam o clima de festa. Esse é o momento adequado para direcionar a degustação, de acordo com os sabores que se deseja explorar.

Por exemplo, algumas pessoas preferem explorar sabores mais caramelizados, como os de uma Viena Lager, uma Wee Heavy, ou Barleywine, destacando a riqueza dos maltes.

Outra possibilidade, preferida pelos amantes do lúpulo, é explorar diferentes níveis e tipos de amargor. Lúpulos terrosos, cítricos, resinosos, ou com sabores excêntricos, ganham destaque nesse momento.

O Gran Finale

Todo carnaval tem seu fim, mas é sempre bom se despedir em grande estilo. Para terminar a degustação, esse é o momento de compartilhar as cervejas mais intensas, e que passariam por cima de outros sabores. Russian Imperial Stouts, Pastry Stouts, ou estilos belgas mais alcoólicos e potentes, como Tripel ou Dark Strong  Ale, são boas pedidas

Em todos os pontos da sequência, é importante lembrar de tomar bastante água. Ela vai manter a disposição e evitar uma ressaca, que pode estragar as boas lembranças da festa.

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe