1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Consumo moderado de cerveja pode trazer benefícios à saúde
Consumo moderado de cerveja pode trazer benefícios à saúde
Em 29/08/2022 às 15h35.

Consumo moderado de cerveja pode trazer benefícios à saúde

Feita de ingredientes naturais, a cerveja tem teor alcoólico mais baixo que outras bebidas e pode trazer benefícios para saúde; confira.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Falar dos benefícios da cerveja para saúde é sempre um assunto delicado. Afinal, os prejuízos do excesso de álcool são bem conhecidos. Mas, com a proximidade do Dia do Nutricionista (31 de agosto), é importante mostrar também que vários estudos sérios apontam potenciais benefícios da cerveja e de seus componentes. Desde que seja consumida com moderação.

A cerveja é feita de ingredientes naturais e considerada por muitos como a bebida da moderação, já que tem pequeno teor alcoólico, se comparada com outras do seu gênero – ou nenhum, no caso das sem álcool.

Mas, afinal, qual a medida da moderação? Segundo pesquisas encontradas no site da Beer and Health Initiative, a medida é a seguinte: 20 gramas de álcool por dia para homens, e 10 gramas para mulheres. Isso equivale a duas long necks de cerveja com cerca de 4% a 5% ABV para o público masculino e uma para o feminino.

Alertas

De qualquer forma, o consumo moderado nem sempre é responsável. Há públicos e situações em que bebidas alcoólicas não devem ser consumidas. É o caso de menores de idade, mulheres grávidas, pessoas com histórico de alcoolismo e de doenças hepáticas, gastrointestinais ou pancreáticas. A bebida também não deve ser consumida antes de dirigir, operar máquinas ou com alguns medicamentos.

Outro alerta é que o consumo não é cumulativo. Ou seja, de nada adianta não beber durante os dias úteis e beber muito no fim de semana. Esse tipo de comportamento leva a riscos ainda mais sérios.

Vitaminas e minerais

A cerveja é feita de malte, lúpulo, água e levedura. Dessa forma, tem pequenas porções de vitaminas, principalmente do complexo B, e minerais importantes para uma dieta saudável. Também tem polifenóis e fibras solúveis, com efeitos positivos sobre o colesterol.

Barriga de cerveja e aumento de peso

Não há estudos que comprovem que o consumo moderado de cerveja é responsável pelo aumento abdominal ou de peso. Esses efeitos parecem estar mais relacionados ao consumo abusivo.

Um copo de 250 ml de cerveja tem, em média, 105 quilocalorias, o mesmo de um suco de laranja e menos que um copo de leite (120 kcal). Ou seja, não é um produto excessivamente calórico. Além disso, dois terços das calorias da cerveja vêm do álcool e um terço dos carboidratos. Cervejas low carb e principalmente sem álcool são menos calóricas.

Diminui risco de doenças cardiovasculares

O consumo moderado de álcool pode ter um efeito protetor do sistema cardiovascular. Pesquisas apontam que o consumo de 15 a 30 gramas de álcool por dia está associado a uma diminuição de 25% de mortalidade por doenças do coração, segundo a Beer and Health Initiative. Também reduz em 34% o risco de doença cardíaca coronária e 20% de acidente vascular cerebral (para consumo de até 15 gramas).

Diminui o risco de diabetes tipo 2

O consumo de cerveja está associado ao aumento do colesterol HDL, positivo para a saúde, elevando a sensibilidade à insulina. Além disso, o consumo de até 24 gramas de álcool por dia está associado a um risco 30% menor de diabetes tipo 2, principalmente na população feminina (45%).

Diminui o risco de demência

Estudos também apontam uma queda de, em média, 26% do risco de demência no cérebro. Além disso, diminui em 22% o risco de declínio cognitivo leve.

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe