1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Consumo moderado de cerveja pode trazer benefícios à saúde
Consumo moderado de cerveja pode trazer benefícios à saúde
Em 29/08/2022 às 15h35.

Consumo moderado de cerveja pode trazer benefícios à saúde

Feita de ingredientes naturais, a cerveja tem teor alcoólico mais baixo que outras bebidas e pode trazer benefícios para saúde; confira.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Falar dos benefícios da cerveja para saúde é sempre um assunto delicado. Afinal, os prejuízos do excesso de álcool são bem conhecidos. Mas, com a proximidade do Dia do Nutricionista (31 de agosto), é importante mostrar também que vários estudos sérios apontam potenciais benefícios da cerveja e de seus componentes. Desde que seja consumida com moderação.

A cerveja é feita de ingredientes naturais e considerada por muitos como a bebida da moderação, já que tem pequeno teor alcoólico, se comparada com outras do seu gênero – ou nenhum, no caso das sem álcool.

Mas, afinal, qual a medida da moderação? Segundo pesquisas encontradas no site da Beer and Health Initiative, a medida é a seguinte: 20 gramas de álcool por dia para homens, e 10 gramas para mulheres. Isso equivale a duas long necks de cerveja com cerca de 4% a 5% ABV para o público masculino e uma para o feminino.

Alertas

De qualquer forma, o consumo moderado nem sempre é responsável. Há públicos e situações em que bebidas alcoólicas não devem ser consumidas. É o caso de menores de idade, mulheres grávidas, pessoas com histórico de alcoolismo e de doenças hepáticas, gastrointestinais ou pancreáticas. A bebida também não deve ser consumida antes de dirigir, operar máquinas ou com alguns medicamentos.

Outro alerta é que o consumo não é cumulativo. Ou seja, de nada adianta não beber durante os dias úteis e beber muito no fim de semana. Esse tipo de comportamento leva a riscos ainda mais sérios.

Vitaminas e minerais

A cerveja é feita de malte, lúpulo, água e levedura. Dessa forma, tem pequenas porções de vitaminas, principalmente do complexo B, e minerais importantes para uma dieta saudável. Também tem polifenóis e fibras solúveis, com efeitos positivos sobre o colesterol.

Barriga de cerveja e aumento de peso

Não há estudos que comprovem que o consumo moderado de cerveja é responsável pelo aumento abdominal ou de peso. Esses efeitos parecem estar mais relacionados ao consumo abusivo.

Um copo de 250 ml de cerveja tem, em média, 105 quilocalorias, o mesmo de um suco de laranja e menos que um copo de leite (120 kcal). Ou seja, não é um produto excessivamente calórico. Além disso, dois terços das calorias da cerveja vêm do álcool e um terço dos carboidratos. Cervejas low carb e principalmente sem álcool são menos calóricas.

Diminui risco de doenças cardiovasculares

O consumo moderado de álcool pode ter um efeito protetor do sistema cardiovascular. Pesquisas apontam que o consumo de 15 a 30 gramas de álcool por dia está associado a uma diminuição de 25% de mortalidade por doenças do coração, segundo a Beer and Health Initiative. Também reduz em 34% o risco de doença cardíaca coronária e 20% de acidente vascular cerebral (para consumo de até 15 gramas).

Diminui o risco de diabetes tipo 2

O consumo de cerveja está associado ao aumento do colesterol HDL, positivo para a saúde, elevando a sensibilidade à insulina. Além disso, o consumo de até 24 gramas de álcool por dia está associado a um risco 30% menor de diabetes tipo 2, principalmente na população feminina (45%).

Diminui o risco de demência

Estudos também apontam uma queda de, em média, 26% do risco de demência no cérebro. Além disso, diminui em 22% o risco de declínio cognitivo leve.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe