1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Conheça e aproveite o estilo Vienna Lager
Conheça e aproveite o estilo Vienna Lager
Em 05/01/2022 às 10h00.

Conheça e aproveite o estilo Vienna Lager

Vienna Lager é um estilo de cerveja delicioso, porém raro de encontrar.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

A cerveja Vienna Lager, saborosa, mas pouco produzida, é uma espécie de “prima” do estilo alemão Märzen, que é mais popular, porque possui grande relação com a Oktoberfest.

Em parte, isso ocorre porque a Vienna Lager é uma cerveja mais difícil de produzir e leva mais tempo para fermentar. Além disso, nesta bebida não há lugar para sabores estranhos, frutos de erros, se esconder.

Breve história

Vienna Lager é um estilo de cerveja austríaco, com cor âmbar avermelhada, que se assemelha ao estilo âmbar dourado da Märzen, de Munique, na Alemanha. Tanto a Vienna Lager, quanto a Märzen, foram trazidas ao mercado pela primeira vez em 1841, e possuem técnicas de produção que foram desenvolvidas quase simultaneamente.

Porém, embora a cerveja Märzen ainda seja bastante popular, a Vienna Lager é raramente produzida, mesmo na cidade que lhe deu o nome na Áustria.

Os Estados Unidos foram um dos poucos lugares a reverter esta tendência. Por lá, a Vienna Lager encontrou muitos seguidores entre os aficionados por cerveja artesanal.

Samuel Adams e a Brooklyn Lager são as cervejas artesanais norte-americanas que mais se aproximam do estilo Vienna Lager, mas não estampam este nome nos rótulos por questões de marketing.

Degustação

Bem ao estilo de cervejas da Europa Central, a Vienna Lager possui corpo médio e notas maltadas. O final do sabor da cerveja na boca é seco, não oferecendo um dulçor no retrogosto.

A cor da Vienna Lager é avermelhada, e há presença de lúpulo, mas muito abaixo de cervejas mais amargas, como as IPAs. Seu teor alcoólico é bastante moderado, algo em torno de 5%.

Os maltes são o grande destaque das Vienna Lagers. Predominantemente, na mistura de maltes utilizados, o de maior proporção é o malte Vienna. Este malte foi revolucionário na época de sua criação, devido à técnica utilizada em sua tosta.

O malte Vienna adiciona sabores caramelizados e notas à cerveja que lembram pão e biscoito, abrindo possibilidades para belas harmonizações com carnes e queijos, por exemplo.

Agora, quando você se deparar com uma Vienna Lager, não perca tempo, e aprecie a viagem pelos deliciosos sabores desta cerveja.

Mercado Cervejeiro
15/12/2023 às 13h00.

O que faz um mestre cervejeiro?

Com o crescente interesse do público por cervejas artesanais e a diversificação de estilos, a demanda por um mestre cervejeiro qualificado tende a aumentar.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
15/12/2023 às 11h30.

Pode faltar cerveja por conta da crise climática?

Pode faltar cerveja por conta da crise climática? Recentemente, o CEO da cervejaria japonesa Asahi manifestou toda a sua preocupação com o clima em entrevista ao jornal britânico Financial Times. Pesquisas mostram impactos nas matérias-primas.

Compartilhe