1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Comparando Witbiers: Hoegaarden, Blue Moon e Praya
Comparando Witbiers: Hoegaarden, Blue Moon e Praya
Em 29/04/2022 às 11h53.

Comparando Witbiers: Hoegaarden, Blue Moon e Praya

Uma divertida e interessante comparação entre as Witbiers mais populares no Brasil; confira.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Witbier é tudo igual? Com certeza, não. O estilo clássico de origem belga ganhou versões e adaptações mundo afora, conforme as interpretações de diferentes marcas. A seguir, avaliamos semelhanças, diferenças e as principais características de três Witbiers de destaque no mercado brasileiro: Hoegaarden, Blue Moon e Praya.

O que é Witbier?

Criada no século XIV, as Witbiers são um estilo de cerveja belga, tipicamente fermentadas, com adição de semente de coentro e frutas cítricas, ou outras especiarias, que atuam como sabores complementares às notas de trigo presentes.

O resultado é uma cerveja turva, aromática, com destaque para notas cítricas e com leve picância. Uma bebida muito refrescante e perfeita para os meses mais quentes do ano.

Hoegaarden

Hoegaarden é uma Witbier que leva o nome de uma pequena cidade da Bélgica, famosa por impulsionar o ressurgimento do estilo nos anos 1960. A Hoegaarden se caracteriza pelo equilíbrio e delicadeza de seu sabor e aroma. Com notas cítricas e semente de coentro, a Hoegaarden é uma boa representante para se conhecer uma receita clássica do estilo Witbier.

Blue Moon

Criada nos Estados Unidos, a cerveja Blue Moon é importada para o Brasil pela Heineken. Inspirada nas Witbiers belgas, a bebida se destaca pela intensidade de seus sabores. Na Blue Moon, notas de caramelo vindas do malte aparecem de forma muito clara, e o condimentado das sementes de coentro saltam para o primeiro plano com bastante força.

Praya

Uma Witbier com sotaque carioca. Foi criada de forma casual, quando o então surfista Marcos Sifu decidiu se aventurar como cervejeiro, e preparou uma Witbier a partir de lembranças de cervejas que bebeu nos Estados Unidos.

O grande destaque da Praya é a sua refrescância. Diferente do equilíbrio de uma Witbier clássica, a Praya utiliza limão siciliano, o que ressalta ainda seus sabores cítricos. É perfeita para ser bebida no calor.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe