1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Comparando Witbiers: Hoegaarden, Blue Moon e Praya
Comparando Witbiers: Hoegaarden, Blue Moon e Praya
Em 29/04/2022 às 11h53.

Comparando Witbiers: Hoegaarden, Blue Moon e Praya

Uma divertida e interessante comparação entre as Witbiers mais populares no Brasil; confira.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Witbier é tudo igual? Com certeza, não. O estilo clássico de origem belga ganhou versões e adaptações mundo afora, conforme as interpretações de diferentes marcas. A seguir, avaliamos semelhanças, diferenças e as principais características de três Witbiers de destaque no mercado brasileiro: Hoegaarden, Blue Moon e Praya.

O que é Witbier?

Criada no século XIV, as Witbiers são um estilo de cerveja belga, tipicamente fermentadas, com adição de semente de coentro e frutas cítricas, ou outras especiarias, que atuam como sabores complementares às notas de trigo presentes.

O resultado é uma cerveja turva, aromática, com destaque para notas cítricas e com leve picância. Uma bebida muito refrescante e perfeita para os meses mais quentes do ano.

Hoegaarden

Hoegaarden é uma Witbier que leva o nome de uma pequena cidade da Bélgica, famosa por impulsionar o ressurgimento do estilo nos anos 1960. A Hoegaarden se caracteriza pelo equilíbrio e delicadeza de seu sabor e aroma. Com notas cítricas e semente de coentro, a Hoegaarden é uma boa representante para se conhecer uma receita clássica do estilo Witbier.

Blue Moon

Criada nos Estados Unidos, a cerveja Blue Moon é importada para o Brasil pela Heineken. Inspirada nas Witbiers belgas, a bebida se destaca pela intensidade de seus sabores. Na Blue Moon, notas de caramelo vindas do malte aparecem de forma muito clara, e o condimentado das sementes de coentro saltam para o primeiro plano com bastante força.

Praya

Uma Witbier com sotaque carioca. Foi criada de forma casual, quando o então surfista Marcos Sifu decidiu se aventurar como cervejeiro, e preparou uma Witbier a partir de lembranças de cervejas que bebeu nos Estados Unidos.

O grande destaque da Praya é a sua refrescância. Diferente do equilíbrio de uma Witbier clássica, a Praya utiliza limão siciliano, o que ressalta ainda seus sabores cítricos. É perfeita para ser bebida no calor.

Brasil Brau 2022
Brasil Brau 2022
Mercado Cervejeiro
16/05/2022 às 11h20.

Qual cerveja levar? Escolhendo cervejas no supermercado

Um breve guia para te ajudar a conhecer novas cervejas, sem se perder na diversidade de opções dos supermercados.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
13/05/2022 às 13h50.

Com curadoria do Instituto da Cerveja Brasil, 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira apresenta tendências para 2022

Fórum mais tradicional e longevo do setor reúne palestrantes nacionais e internacionais para debater técnicas de produção, processos, insumos e serviços ao longo de três dias.

Compartilhe