1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Fim de ano: Saiba como harmonizar panetone com cerveja artesanal
Fim de ano: Saiba como harmonizar panetone com cerveja artesanal
Em 17/12/2022 às 11h30.

Fim de ano: Saiba como harmonizar panetone com cerveja artesanal

O doce mais famoso do Natal combina muito bem com cerveja artesanal; veja algumas sugestões de harmonizações para acertar neste fim de ano.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Facilmente reconhecido por seu tamanho e formato, o panetone é um pão doce italiano  tradicionalíssimo na época de Natal, e que rende belas harmonizações com cerveja artesanal. Mencionado pela primeira vez em um manuscrito italiano do ano de 1470, o panetone só se tornou uma especialidade da culinária daquele país no fim do século XIX.

O panetone tradicional, conforme concebido na Itália, é um pão de massa macia recheado com frutas cristalizadas. Ao longo do tempo, outras versões foram criadas mundo afora, conforme o produto ganhou popularidade.

Combinar o dulçor do panetone com o dulçor da cerveja de diferentes maneiras é a principal chave para essa harmonização. A seguir, veja três combinações para acertar no fim de ano.

Panetone com Weizenbock

Que tal ressaltar notas frutadas, lembrando abacaxi, cravo e banana e também caramelizadas de uma cerveja com os sabores de frutas cristalizadas de um panetone? É isso que oferece a harmonização do panetone com uma tradicional Weizenbock, cerveja de estilo alemão.

Panetone com Belgian Dark Strong Ale

Rica e complexa, a Belgian Dark Strong Ale traz dulçor, notas de cereja e tostado envolvido com um teor alcoólico superior a 8%. Essas características fazem desta cerveja uma espécie de calda perfeita para acompanhar o panetone.

Panetone com Russian Imperial Stout

O dulçor, a potência alcoólica e as notas torradas que lembram chocolate, do estilo tradicional Russian Imperial Stout, casam bem com panetone, servindo como uma calda licorosa para acompanhar o pão doce. Essa harmonização também pode ser feita com o chocotone, versão do panetone recheada de chocolate.

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe