1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Cervejas de Natal: Saiba tudo sobre as Christmas Ale
Cervejas de Natal: Saiba tudo sobre as Christmas Ale
Em 15/12/2022 às 12h00.

Cervejas de Natal: Saiba tudo sobre as Christmas Ale

Impulsionadas pelas cervejarias artesanais contemporâneas, as Christmas Ale estão de volta; conheça a história e saiba como elas foram criadas

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

No hemisfério Norte, o Natal ocorre durante o inverno e, portanto, em baixas temperaturas. Dessa forma, as Christmas Ale são uma boa pedida para reunir a família e amigos em torno de uma mesa com cervejas de cor escura, encorpadas e contendo diferentes tipos de especiarias.

As cervejas de Natal, que são cervejas de produção sazonal de fim do ano, surgiram como tradições apreciadas em países como Inglaterra, Bélgica e Alemanha. Por lá, os cervejeiros criaram as Ales e Lagers, que eram mais potentes em cor, aroma, sabor e álcool. Não são cervejas pensadas para matar a sede, mas para sustentar corpo e alma aquecidos durante o inverno, com muito sabor.

Origem na antiguidade

As cervejas de Natal, na verdade, possuem raízes ancestrais relacionadas às antigas celebrações pagãs, em torno do solstício de inverno, que já ocorriam no ano 900, no Norte da Europa. Isso evidencia que há muito tempo o ser humano gosta de cervejas especiais para momentos diferenciados.

Mais tarde, as cervejas de inverno ganharam produção em abadias e mosteiros, em boa parte do continente europeu. Muitas vezes, os monges preparavam as cervejas comemorativas para homenagear o nascimento de Cristo e fornecer fortificação durante os períodos de jejum associados à Quaresma.

Renascimento das cervejas de Natal

Em 1975, a pioneira do mercado de cerveja artesanal norte-americano Anchor Brewing Co. lançou a “Our Special Ale” – que incluía um pinheiro natalino em seu rótulo. Essa bebida marcou o renascimento das cervejas de Natal, que começaram a crescer em popularidade.

Embora as cervejas de Natal não sejam verdadeiramente um estilo reconhecido e padronizado, a maioria delas tende a apresentar características comuns. Em geral, elas têm tonalidade mais escura, maltada e alto teor alcoólico. Algumas contêm especiarias como canela, cravo e noz-moscada.

No Brasil, uma tradição mais recente tem investido em cervejas preparadas para época de Natal com estilos variados, alguns mais refrescantes ao levar em conta o verão natalino em nossas terras.

 

Link: https://cervejar.com/anchor-brewing-a-cervejaria-mae-das-artesanais-celebra-125-anos/

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe