1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Cervejas com frutas: a cara do Brasil
Cervejas com frutas: a cara do Brasil
Em 06/04/2022 às 10h00.

Cervejas com frutas: a cara do Brasil

Cervejas com frutas são exemplo de criatividade das cervejarias artesanais, além de serem a cara do Brasil.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Cervejas podem levar frutas entre seus ingredientes. O que até pouco tempo atrás poderia soar estranho, hoje é realidade no universo cervejeiro, graças à criatividade das cervejarias artesanais, que passaram a explorar o sabor das frutas na bebida.

Em geral, as cervejas que levam frutas são chamadas de fruit beers, e possuem grande variedade. IPA com cacau, Blonde Ale com laranja, Russian Imperial Stout com framboesa, Porter com tangerina são apenas alguns exemplos de fruit beers, e revelam como a riqueza de sabores das frutas e dos estilos de cervejas podem resultar em uma experiência maravilhosa.

A cara do Brasil

O Brasil conta com uma enorme diversidade de frutas em seu território. Da Amazônia ao Cerrado, do Sertão aos Pampas, há frutas maravilhosas e, muitas vezes, desconhecidas do grande público, que podem ser trabalhadas em receitas de cervejas.

Não por acaso, a cultura da cerveja artesanal brasileira buscou, no seu primeiro estilo nacional, um tipo de cerveja que valoriza frutas, a Catharina Sour. O estilo de cerveja ácida, nascido em Santa Catarina, criou um diferencial ao mencionar a necessidade de frutas entre seus ingredientes.

Existem muitos sabores e aromas a serem descobertos pelo uso de frutas na cultura cervejeira brasileira. Viajar para diversas regiões do país pode ser uma excelente oportunidade para experimentar cervejas carregadas de sabor regional.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe