1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Cervejarias rurais: a natureza envolvendo a cerveja
Cervejarias rurais: a natureza envolvendo a cerveja
Em 20/09/2021 às 14h18.

Cervejarias rurais: a natureza envolvendo a cerveja

Num país com a natureza tão diversa e rica como o Brasil, cervejarias rurais tem tudo pra explorar o que o mercado cervejeiro brasileiro pode oferecer.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

O crescimento de microcervejarias por diversos locais do mundo está devolvendo para a sociedade modelos de produção e consumo de cerveja que quase desapareceram ao longo dos últimos séculos.

Um desses exemplos, que retornou repaginado para o momento presente, é o das cervejarias rurais que ligam a produção de cerveja com lugares repletos de natureza devido a região onde estão localizadas.

As chamadas cervejarias rurais são o elo mais claro entre a fabricação de cerveja e a necessidade de implementar práticas de sustentabilidade que permitam que essa atividade tenha uma relação positiva com o meio ambiente.

Essas cervejarias aprofundam o conceito do “beba local”, indo além e promovendo o valor da utilização de ingredientes frescos e também da riqueza de insumos sazonais que se relacionam com as características da região.

Como forma de aproveitar essa oportunidade, cervejarias rurais se planejam para produzir ingredientes que possam ser inseridos em suas cervejas, seja na área da própria cervejaria, ou em parceria com agricultores de sua região.

Ervas e frutas estão entre os principais ingredientes locais que cervejarias rurais brasileiras têm investido para utilizar em suas cervejas. Um destaque recente tem sido das cervejarias que produzem seu próprio lúpulo, associando o momento da colheita com uma grande festa aberta ao público.

Para manutenção sustentável dos ciclos que permitem que a natureza forneça a riqueza de todos esses ingredientes, cervejarias precisam se engajar com com atividades que conservem seu entorno, fazendo com que o impacto de suas atividades não agrida o meio ambiente que fornece toda a riqueza sensorial que a bebida consegue apresentar.

Nos Estados Unidos, a valorização de produtos feitos a partir de ingredientes locais é tanta que muitos estados oferecem uma série de vantagens para cervejarias rurais que utilizam insumos da própria região, o que fortalece a criação de empregos do campo até o copo de quem consome.

Natureza, turismo e cervejarias rurais

A combinação de belas paisagens, cerveja artesanal e espaços para o público faz com que cervejarias rurais sejam candidatas naturais para atividades turísticas.

Isso vai desde a cervejaria se tornar um dos pontos de destaque como atração turística de uma determinada região, até o próprio local da cervejaria apresentar também a possibilidade de hospedagem, o que faz com que o público possa ter diferentes tipos de experiência junto da produção e consumo de cervejas.

Toda essa dinâmica proporcionada pelo crescimento de microcervejarias em regiões rurais ainda é muito muito nova, mas de certa forma mostra o retorno a um trabalho desenvolvido por cervejarias de séculos atrás ligadas mais diretamente a vida no campo, só que agora acompanhada de todos elementos que o mercado de cerveja artesanal apresenta.

Num país com a natureza tão diversa e rica como o Brasil, cervejarias rurais tem tudo pra escrever um capítulo a parte do que o mercado cervejeiro brasileiro pode oferecer, mas tratar todo o ecossistema com respeito e responsabilidade será o que vai fazer todo esse valor se perpetuar ao longo do tempo.

Mercado Cervejeiro
09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Compartilhe