1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Cerveja sem álcool: Estilo é a aposta de grandes e microcervejarias
Cerveja sem álcool: Estilo é a aposta de grandes e microcervejarias
Em 15/05/2023 às 11h30.

Cerveja sem álcool: Estilo é a aposta de grandes e microcervejarias

A norte-americana Athletic Brewing foi parar na revista Forbes como case de sucesso de cerveja artesanal sem álcool; segmento tem crescido muito mais do que as cervejas convencionais.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Deu na Forbes : “Empresa quer transformar cerveja sem álcool em negócio bilionário”. Essa foi a manchete de uma das mais conceituadas revistas de economia e negócios do mundo. E o mais surpreendente é que a história da reportagem não era sobre a iniciativa de um grande grupo, e sim de uma cervejaria artesanal. Trata-se da Athletic Brewing, a marca de cervejas sem álcool mais badalada dos Estados Unidos no momento.

O que faz dela especial? Produzir cervejas sem álcool, porém com todo o sabor que uma boa craft beer tem direito. Seja de estilos da moda, como New England IPA, ou clássicos, como Porter. Além de um marketing bem agressivo. E está dando certo. Somente em 2022, as vendas cresceram quase 70%, chegando a 60 milhões de dólares contra 37 milhões de 2021.

Mas isso também tem a ver com estar no lugar certo e na hora certa. A Athletic Brewing anteviu um nicho de negócio promissor baseado nas próprias necessidades.

Cerveja engorda? Respondemos as principais dúvidas sobre o assunto. Confira.

Foi maldizendo a falta de opções de cervejas sem álcool saborosas em um jantar com sua esposa, em 2015, que Bill Shufelt, CEO e co-fundador da marca, tomou a decisão de criar uma cervejaria que só fizesse isso. Depois de mais de dois anos de estudos, a empresa fez a primeira produção, em 2017.

Ainda de acordo com a revista, mesmo que as vendas de cervejas tradicionais estejam estáveis nos Estados Unidos, as sem álcool tiveram crescimento de 20% entre 2021 e 2022, segundo a NielsenIQ. Em parte, isso se deve à maior preocupação com a saúde, que aumentou muito após a pandemia de Covid-19, e o fato da geração Z estar bebendo menos.

Hoje, a Athletic Brewing está avaliada em oito vezes o seu faturamento e já conta com investidores de peso do mercado norte-americano.

No Brasil

A cerveja sem álcool também está crescendo aqui no Brasil. O volume saltou de 140 milhões de litros em 2019, para mais de 257 milhões de litros vendidos em 2020. Um aumento de 30%, segundo um levantamento feito pela Euromonitor para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja.

Já existem mais de duas dezenas de boas opções artesanais, mas ainda nenhuma cervejaria voltada exclusivamente para esse segmento, como acontece com a Athletic Brewing. No Brasil, as grandes companhias dominam quase que inteiramente o mercado. A Heineken 0,0% tem investido pesado em ações de marketing.

Dando continuidade à campanha “Sem álcool — Sem barreiras”, a empresa fez uma parceria com o sistema de pagamentos Sem Parar. Assim, passou a oferecer, a quem comprasse a Heineken 0,0%, a possibilidade de participar de um sorteio de uma tag com mil reais em créditos. A ação foi lançada  antes do Carnaval e foi até o final de março.

Mercado Cervejeiro
25/10/2024 às 09h43.

Bruxas cervejeiras: Uma história de halloween

No imaginário de muitos, as bruxas são figuras misteriosas e assustadoras, fortemente associadas ao Halloween. […]

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/09/2024 às 10h57.

Conheça uma das bebidas mais antigas produzidas pela humanidade: a cerveja de Jiahu

Conheça uma das bebidas mais antigas produzidas pela humanidade: a cerveja de Jiahu! A civilização […]

Compartilhe