O que é uma Cerveja Stout?
Você já experimentou alguma “cerveja escura”? Elas são as conhecidas cervejas stout, populares entre os […]
Você já experimentou alguma “cerveja escura”? Elas são as conhecidas cervejas stout, populares entre os amantes de bebidas intensas e encorpadas. Com um sabor marcante e uma variedade de estilos, essas cervejas são conhecidas por suas notas de torrefação, café e chocolate, além da aparência escura que as diferencia de outros tipos de cerveja.
Hoje você entenderá o que são as cervejas stout, as melhores combinações para harmonizar e as principais diferenças em relação às cervejas claras mais comuns.
O que é uma cerveja stout?
A stout é um tipo de cerveja que nasceu no Reino Unido, derivada das “porters“, um estilo de cerveja escura que fez sucesso no início do século XVIII. A palavra “stout” significa “forte” em inglês arcaico e originalmente referia-se ao maior teor alcoólico das stouts em relação às porters. Ao longo do tempo,a stout evoluiu para um estilo independente, ganhando características mais profundas de sabor e aromas.
As stouts são tradicionalmente preparadas com maltes torrados, garantindo suas clássicas cores escuras e sabores intensos, que vão do café ao chocolate amargo e até ao caramelo. Esse processo, além de destacar os aromas e sabores intensos, contribui para a textura aveludada, muitas vezes encorpada dessas cervejas.
Como harmonizar uma cerveja stout?
Uma cerveja com sabores complexos como a stout requer harmonizações igualmente marcantes, por isso, trouxemos algumas harmonizações indispensáveis e muitas delas, simples de se executar!
- Carnes e churrasco
- Chocolate, sobremesas e sorvete de creme
- Queijos mais intensos e fortes no sabor
- Frutos do Mar
Diferença entre cervejas stout e cervejas claras
A principal diferença entre esses dois tipos de cerveja está no uso do malte torrado: As stouts utilizam maltes muito torrados, o que é incomum nas cervejas claras e pilsners, por exemplo. Esse malte oferece uma coloração escura e aromas que lembram café, chocolate e caramelo. Já as cervejas claras e pilsners são leves, menos encorpadas e têm um sabor mais refrescante e suave, com notas de cereais e flores.
Além disso, o teor alcoólico é bem diferente entre os dois. Muitas stouts possuem teor alcoólico elevado, podendo ultrapassar os 10% de álcool. Já as cervejas claras mais comuns, como as pilsners, possuem teor alcoólico médio, em torno de 4% a 5%.
Além disso, a textura também é um diferencial. As stouts tendem a ser mais aveludadas e cremosas, enquanto as cervejas claras geralmente são mais leves, com menos corpo.
Experiência stouts
As cervejas stouts oferecem uma experiência única aos amantes de cervejas artesanais, com sabores e texturas diferenciados das demais. Desde a harmonização com carnes até uma sobremesa com chocolate, essas cervejas proporcionam combinações gastronômicas diversificadas e intensas.
Leia também: Cookies de chocolate com cerveja Stout