1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. Cerveja com sorvete, uma harmonização surpreendente
Cerveja com sorvete, uma harmonização surpreendente
Em 25/12/2021 às 10h00.

Cerveja com sorvete, uma harmonização surpreendente

A combinação de cerveja com sorvete garante sabores surpreendentes; saiba como harmonizá-los.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Cerveja com sorvete pode não ser uma combinação tradicional, mas acredite, funciona muito bem. Com a chegada do verão, essa pode ser a oportunidade perfeita para harmonizar essas duas delícias, que se somam e geram combinação de sabores surpreendentes.

Regras básicas de harmonização

Algumas regras básicas podem te auxiliar na seleção de cervejas que têm mais chances de se saírem bem em uma harmonização com sorvete. A primeira dica é buscar estilos de cervejas que apresentem algum dulçor residual. Cervejas com o final muito seco, ou amargo, não costumam se encaixar nesse tipo de harmonização.

Respeite a regra da intensidade. Sorvetes com características de sabor mais intensos combinam melhor com cervejas mais intensas também. Isso evita que a parte menos intensa da combinação desapareça na harmonização.

Para combinar os sabores, basta adicionar cerveja e sorvete em um mesmo recipiente, pode ser uma tigela, ou até um copo largo, misturando os dois e formando uma espécie de drink gelado.

A seguir, algumas harmonizações de cerveja e sorvete. Confira.

Catharina Sour e sorvetes de limão, abacaxi, ou maracujá

Limão, abacaxi e maracujá estão entre os sabores de sorvete mais refrescantes, e que apresentam uma parcela de acidez. Complementar esses sorvetes com cervejas do estilo Catharina Sour, de frutas cítricas, ou de outras frutas refrescantes, é uma ótima pedida para aproveitar dias de bastante calor. Isso porque, a acidez presente nas frutas do sorvete e na cerveja ajudam a ampliar a sensação de frescor, essencial para momentos de prazer durante verão.

Dubbel e sorvete de coco

Sorvete de coco é um clássico, que apresenta alto grau de cremosidade. Uma combinação interessante para esse belo sorvete são as notas carameladas do estilo belga Dubbel. Essa cerveja traz um toque alcoólico com dulçor caramelizado dos maltes, além de sabores que lembram frutas secas. Um ótimo complemento para um sorvete coco.

Imperial Stout e sorvete de chocolate

Qualquer sobremesa à base de chocolate e cervejas do estilo Imperial Stout formam uma harmonização interessante, e isso não é diferente quando falamos de sorvete. Sorvetes de chocolate e suas possíveis variações vão muito bem com diferentes tipos de Imperial Stouts.

Dos clássicos aos contemporâneos, os exemplares desse estilo de cerveja podem fazer o papel de cobertura nessa combinação. Imperial Stouts com adjuntos, como frutas vermelhas, adicionam camadas extras de sabor, que caem muito bem com sorvetes de chocolate.

Mercado Cervejeiro
23/06/2022 às 10h57.

Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias

Após receber aprovação final e entrar em vigor, lei pode ser o “empurrão” que faltava para pessoas que desejam abrir sua cervejaria artesanal, mas encontravam barreiras para isso.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
16/06/2022 às 10h00.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: 3 iniciativas que apoiam a causa

O dia 28 de junho marca a luta pela diversidade e igualdade de direitos. A cerveja não está alheia ao tema e já existem, inclusive, iniciativas e empreendimentos na área.

Compartilhe