1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. Cerveja com embutidos, uma harmonização sensacional
Cerveja com embutidos, uma harmonização sensacional
Em 19/02/2022 às 10h00.

Cerveja com embutidos, uma harmonização sensacional

Tanto a cerveja, como os embutidos oferecem uma grande diversidade de aromas e sabores; saiba como harmonizá-los.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Quando falamos em cerveja, uma coisa é certa: ela harmoniza bem com qualquer alimento. Da salada à sobremesa, tudo fica bom. A grande questão é como fazer a melhor combinação. Há muitas teorias sobre isso. No entanto, elas não bastam. É preciso conhecer, de fato, as cervejas e os pratos que se deseja harmonizar.

Cervejas e embutidos, por exemplo, fazem uma harmonização sensacional. Isso porque, tanto um, quanto outro oferecem uma grande diversidade de aromas e sabores, além de terem elementos complementares. Dessa forma, as possibilidades de interações são enormes.

Embutido é o nome dado para alimentos, normalmente, à base de carne, que são envolvidos em uma película, que pode ser uma tripa animal, ou invólucro artificial. Podem ser curados, defumados, condimentados ou dessecados. Hoje, já existem versões veganas, que substituem as carnes por grãos ou vegetais.

A técnica foi desenvolvida para conservar alimentos. Geralmente feita com sal próprio, a cura desidrata as carnes e evita o ataque de microrganismos. A mesma função é desempenhada pela defumação e fermentação. Todos os métodos têm impacto no sabor e devem ser considerados na hora de harmonizar.

Portanto, algumas características que estão presentes nesses alimentos, em maior ou menor grau, são o teor de gordura das próprias carnes, teor de sal, defumação e acidez. É bem frequente também o uso de diversos temperos, que dão sabor especial para cada tipo de embutido.

Embutidos e harmonizações

Confira, a seguir, como harmonizar cerveja com diferentes tipos de embutidos.

Peito de peru

Muito comum nos mercados, o peito de peru é um embutido leve, de baixo teor de gordura, cozido, levemente salgado e temperado, que pode, ou não, ser defumado. Utilize cervejas mais leves para harmonizar, com teor alcoólico e amargor mais baixos.

Para equilibrar o sal, utilize o dulçor da cerveja. Os estilos com sabores tostados ou caramelizados também enfatizam o sabor da carne. Cervejas dos estilos Irish Red Ale, Vienna Lager e Weizenbier são boas opções.

Salames

Também muito populares, os salames são bastante diversificados. Em geral, eles têm teor de gordura e de sal medianos, costumam ser defumados, e podem ser bem condimentados e picantes. Cervejas de teor alcoólico e dulçor também medianos, caramelizadas ou torradas, são boas escolhas. Experimente com os estilos Bock e Brown Ale.

Salmão defumado

Peixes também podem participar da família dos embutidos. O salmão defumado é um dos mais populares dessa linha. Ele tem naturalmente sabor de maresia, que acompanha um teor de sal leve, baixa gordura e defumação. Aqui cervejas mais condimentadas, como as Saison belgas, ou cítricas, como as American Pale Ales, podem fazer ótimas combinações, complementando o sabor do peixe.

Presunto cru

Feito de pernil suíno, o presunto cru é curado e maturado por longos períodos. Pode ter diversas origens e nomes. O Parma, por exemplo, vem da tradição italiana, possui teor de sal elevado, média untuosidade e sabores condimentados dos temperos utilizados no preparo.

Por isso, precisam de cervejas com teores de álcool mais elevados, dulçor pronunciado e alguma torra. Doppelbocks, Wee Heavy e Belgian Dubbel são boas escolhas.

Brasil Brau 2022
Brasil Brau 2022
Mercado Cervejeiro
16/05/2022 às 11h20.

Qual cerveja levar? Escolhendo cervejas no supermercado

Um breve guia para te ajudar a conhecer novas cervejas, sem se perder na diversidade de opções dos supermercados.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
13/05/2022 às 13h50.

Com curadoria do Instituto da Cerveja Brasil, 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira apresenta tendências para 2022

Fórum mais tradicional e longevo do setor reúne palestrantes nacionais e internacionais para debater técnicas de produção, processos, insumos e serviços ao longo de três dias.

Compartilhe