1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Cerveja artesanal no Brasil: conheça a história
Cerveja artesanal no Brasil: conheça a história
Em 13/06/2022 às 12h14.

Cerveja artesanal no Brasil: conheça a história

Em 1990, a cerveja artesanal começa a ser produzida no Brasil; saiba quem foram os pioneiros.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Focadas em cerveja artesanal e em pequena escala, as microcervejarias começaram a aparecer, em diferentes regiões do Brasil, em meados dos anos 1990. Em geral, seus fundadores foram buscar inspiração nos Estados Unidos, país em que a cerveja artesanal estava em ascensão.

Conheça, a seguir, quatro microcervejarias pioneiras no mercado brasileiro que deram o pontapé inicial ao que conhecemos hoje.

1995 – Dado Bier (RS)

Em 1995, o empresário gaúcho Eduardo Bier fez história ao criar a Dado Bier, uma das primeiras microcervejarias brasileiras a ficar conhecida nacionalmente. A Dado Bier misturava um conceito de boate e produção de cervejas no mesmo local, um modelo semelhante a um brewpub. A partir dos anos 2000, a cervejaria mudou de formato, e passou a funcionar como fábrica voltada para distribuição em lojas e supermercados.

1996 – Cervejaria Colorado (SP)

O empresário carioca Marcelo Carneiro criou a Cervejaria Colorado, em 1996, em Ribeirão Preto (SP). A Colorado nasceu com um diferencial: a utilização de sabores brasileiros nas receitas. Rapadura, mel, café e mandioca foram alguns dos ingredientes valorizados pela Colorado, que trazem o que a cervejaria chama de “biodeliciosidade” para a bebida.

2000 – Amazon Beer (PA)

Nos anos 2000, o empresário Arlindo Guimarães inaugurou uma das primeiras cervejarias artesanais do Brasil e a única, até então, da região norte do país, a Amazon Beer. A audácia de começar o negócio distante dos grandes centros e em um mercado inexplorado foi um marco importante para o segmento de artesanais brasileiras. A Amazon, diferente das cervejarias da época que apelavam para elementos da tradição alemã, buscava uma identidade ligada a elementos da floresta.

2002 – Eisenbahn (SC)

Fundada em Blumenau (SC), em 2002, pela família Mendes, a cervejaria Eisenbahn foi criada com o objetivo de democratizar o acesso às cervejas artesanais e para ser porta de entrada para o público nesse universo. A Eisenbahn tem como um dos grandes destaques de sua história a criação do concurso “Mestre Cervejeiro Eisenbahn”. O concurso motivou muitos cervejeiros brasileiros a aprimorarem suas habilidades e se tornou um reality show anual transmitido pela TV.

Mercado Cervejeiro
23/06/2022 às 10h57.

Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias

Após receber aprovação final e entrar em vigor, lei pode ser o “empurrão” que faltava para pessoas que desejam abrir sua cervejaria artesanal, mas encontravam barreiras para isso.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
16/06/2022 às 10h00.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: 3 iniciativas que apoiam a causa

O dia 28 de junho marca a luta pela diversidade e igualdade de direitos. A cerveja não está alheia ao tema e já existem, inclusive, iniciativas e empreendimentos na área.

Compartilhe