1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Cerveja artesanal no Brasil: conheça a história
Cerveja artesanal no Brasil: conheça a história
Em 13/06/2022 às 12h14.

Cerveja artesanal no Brasil: conheça a história

Em 1990, a cerveja artesanal começa a ser produzida no Brasil; saiba quem foram os pioneiros.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Focadas em cerveja artesanal e em pequena escala, as microcervejarias começaram a aparecer, em diferentes regiões do Brasil, em meados dos anos 1990. Em geral, seus fundadores foram buscar inspiração nos Estados Unidos, país em que a cerveja artesanal estava em ascensão.

Conheça, a seguir, quatro microcervejarias pioneiras no mercado brasileiro que deram o pontapé inicial ao que conhecemos hoje.

1995 – Dado Bier (RS)

Em 1995, o empresário gaúcho Eduardo Bier fez história ao criar a Dado Bier, uma das primeiras microcervejarias brasileiras a ficar conhecida nacionalmente. A Dado Bier misturava um conceito de boate e produção de cervejas no mesmo local, um modelo semelhante a um brewpub. A partir dos anos 2000, a cervejaria mudou de formato, e passou a funcionar como fábrica voltada para distribuição em lojas e supermercados.

1996 – Cervejaria Colorado (SP)

O empresário carioca Marcelo Carneiro criou a Cervejaria Colorado, em 1996, em Ribeirão Preto (SP). A Colorado nasceu com um diferencial: a utilização de sabores brasileiros nas receitas. Rapadura, mel, café e mandioca foram alguns dos ingredientes valorizados pela Colorado, que trazem o que a cervejaria chama de “biodeliciosidade” para a bebida.

2000 – Amazon Beer (PA)

Nos anos 2000, o empresário Arlindo Guimarães inaugurou uma das primeiras cervejarias artesanais do Brasil e a única, até então, da região norte do país, a Amazon Beer. A audácia de começar o negócio distante dos grandes centros e em um mercado inexplorado foi um marco importante para o segmento de artesanais brasileiras. A Amazon, diferente das cervejarias da época que apelavam para elementos da tradição alemã, buscava uma identidade ligada a elementos da floresta.

2002 – Eisenbahn (SC)

Fundada em Blumenau (SC), em 2002, pela família Mendes, a cervejaria Eisenbahn foi criada com o objetivo de democratizar o acesso às cervejas artesanais e para ser porta de entrada para o público nesse universo. A Eisenbahn tem como um dos grandes destaques de sua história a criação do concurso “Mestre Cervejeiro Eisenbahn”. O concurso motivou muitos cervejeiros brasileiros a aprimorarem suas habilidades e se tornou um reality show anual transmitido pela TV.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe