1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Catharina Sour, o primeiro estilo de cerveja brasileiro
Catharina Sour, o primeiro estilo de cerveja brasileiro
Em 30/03/2022 às 10h23.

Catharina Sour, o primeiro estilo de cerveja brasileiro

Criado em 2016, o estilo brasileiro Catharina Sour passa a fazer parte do maior guia de estilos de cerveja do mundo.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Após seis anos de criação, o estilo brasileiro Catharina Sour ganha reconhecimento definitivo, com entrada no guia de estilos mais importante do mundo, o Beer Judge Certification Program (BJCP). Em 2018, o Catharina Sour tornou-se integrante provisório do BJCP, o reconhecimento internacional definitivo veio no fim de 2021.

O estilo foi desenvolvido por produtores de cerveja caseira de Santa Catarina, que iniciaram experimentações de cervejas ácidas, chamadas de sours, adicionando frutas em seu processo de fabricação.

Pouco tempo depois, várias cervejarias da região se interessaram pelo estilo e passaram a produzi-lo comercialmente. Em seguida, cervejarias de outros locais do Brasil e até mesmo de outros países também começaram a fabricar o Catharina Sour.

Clima e diversidade do Brasil

O Brasil é um país de clima tropical, com calor em boa parte do ano, o que combina muito bem com a refrescância das cervejas ácidas leves. Somado a isso, a riqueza de sabores de diferentes tipos de frutas, utilizadas no estilo Catharina Sour, fazem dele um belo representante do potencial da cerveja brasileira.

Catharina Sours com caju, taperebá, acerola, bergamota, abacaxi, maracujá. A lista de frutas capazes de entrar em uma receita do estilo parece não ter fim, e isso sem falar nas suas possíveis combinações.

O frescor e a vibração do sabor, a qualidade refrescante, a acidez que realça os sabores da fruta, e o respeito aos ingredientes, foram as características destacadas por Gordon Strong, presidente do BJCP sobre o estilo brasileiro.

É provável que, no futuro, outras cervejas brasileiras sejam criados e ganhem a chancela do BJCP. O fato é que o Catharina Sour é um belo ponto de partida no reconhecimento de uma cultura cervejeira com muito potencial para se desenvolver.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe