Beber cerveja faz mal para a saúde?
Conheça quais os benefícios de beber cerveja de forma consciente sem fazer mal para a sua saúde!
É fato que a maioria das pessoas pensam que bebida alcoólica e saúde são assuntos totalmente controversos, porém, hoje nós viemos responder a dúvida: “Beber cerveja faz mal para a saúde?”
Um estudo feito no último ano (2023), realizado pela Universidade Médica de Dalian, na China, trouxe diversos relatos de que beber cerveja de forma moderada contribui para o bom funcionamento do intestino e para o sistema imunológico.
Isso porque, por ser uma bebida fermentada, ela é rica em aminoácidos essenciais, vitaminas e diversas substâncias bioativas que estão envolvidas na regulação das funções fisiológicas humanas. Além disso, o lúpulo presente na cerveja também possui compostos importantes que interagem com o microbioma intestinal.
Essas substâncias são tão eficientes quanto os probióticos presentes em iogurtes e queijos que já são comprovadamente benéficos para a saúde.
“Quando a cerveja é consumida com moderação, os fenóis e outros nutrientes são fermentados e quebrados pela comunidade microbiana que reside na camada mucosa externa do intestino. Em não fumantes saudáveis, a cerveja também melhora agudamente a função e estrutura arterial”, afirma um dos autores do estudo.
Então, pode-se dizer que NÃO! A cerveja não faz mal para a saúde, se consumida de forma equilibrada e consciente.
Existem outros estudos que comprovam os benefícios da cerveja?
Outros estudos já comprovaram que a cerveja, consumida de forma consciente, garante benefícios à saúde, como por exemplo, uma pesquisa publicada na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry que concluiu que consumir uma cerveja lager por dia aumenta o número de bactérias boas no intestino, diminuindo o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes.
Apesar do estudo ter sido feito somente com a lager, pela cerveja ser uma fonte de vitaminas e minerais, outras pesquisas comprovam que o consumo moderado de diversos outros estilos de cerveja por pessoas saudáveis pode reduzir riscos de doenças cardíacas, melhorar os níveis de açúcar no sangue e também a resistência óssea.
Beba menos, beba melhor
Apesar dos benefícios comprovados, é muito importante ressaltar que a quantidade ingerida deve ser baixa e com consciência, podendo, de fato, desfrutar dos benefícios e saborear uma boa cerveja.
Além disso, optar por cervejas artesanais pode ser uma excelente opção, uma vez que são produzidas com produtos de maior qualidade, lembrando-se sempre de beber menos, para beber melhor!
Confira algumas dicas para apreciar uma boa cerveja de forma moderada:
- Consuma alimentos ricos em gorduras e proteínas antes de beber, diminuindo a absorção do álcool;
- Hidrate-se bem antes, durante e depois do consumo;
- Evite o consumo exagerado;
- Beba devagar, permitindo a metabolização do álcool pelo fígado.