1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. As cervejarias que não fazem só cerveja
As cervejarias que não fazem só cerveja
Em 04/04/2022 às 10h19.

As cervejarias que não fazem só cerveja

Saiba mais sobre a tendência de produção de novas bebidas em pequenas cervejarias, que já é realidade no Brasil.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

A cerveja artesanal é uma tendência que veio para ficar, no Brasil, e no mundo todo. Uma legião de apaixonados estão conseguindo, com muito esforço, criar este mercado para pequenos produtores de cerveja e, aos poucos, ampliar o número de consumidores.

É interessante que, somado a isso, nos últimos anos, um número expressivo de novas marcas de outras bebidas têm aparecido com uma “pegada” ligada à pequena produção e exploração de novos sabores, de forma semelhante à cerveja artesanal.

Destilados, coquetéis prontos, vinhos em lata e bebidas híbridas estão “brotando” em diversos lugares, inclusive, dentro de cervejarias.

Oportunidade na diversificação

Cada vez mais, o público acolhe esse tipo de bebida, que, muitas vezes, utiliza o sucesso da cerveja artesanal como inspiração. Dessa forma, já é comum ver cervejarias criarem marcas para explorar essa oportunidade, ou ainda abrirem as portas para que outras marcas terceirizem essa produção dentro das cervejarias.

Isso ocorre porque, na maioria das vezes, é necessário somente pequenas adaptações para que cervejarias fabriquem outras bebidas. Neste sentido, o gim é o grande destaque, além do whisky, que também está sendo produzido em microcervejarias.

Os coquetéis prontos também estão chamando atenção dos consumidores. Gim tônica, Spritz e Moscow Mule em lata, facilitam a vida de quem gosta de curtir essas bebidas em um churrasco, na praia, ou na piscina, por exemplo.

Consumidores gostam de novidades. E, de fato, a cerveja artesanal não será a única entre as opções  de novos sabores. As cervejarias já perceberam isso e devem seguir nessa direção.

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe