1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. As cervejarias que não fazem só cerveja
As cervejarias que não fazem só cerveja
Em 04/04/2022 às 10h19.

As cervejarias que não fazem só cerveja

Saiba mais sobre a tendência de produção de novas bebidas em pequenas cervejarias, que já é realidade no Brasil.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

A cerveja artesanal é uma tendência que veio para ficar, no Brasil, e no mundo todo. Uma legião de apaixonados estão conseguindo, com muito esforço, criar este mercado para pequenos produtores de cerveja e, aos poucos, ampliar o número de consumidores.

É interessante que, somado a isso, nos últimos anos, um número expressivo de novas marcas de outras bebidas têm aparecido com uma “pegada” ligada à pequena produção e exploração de novos sabores, de forma semelhante à cerveja artesanal.

Destilados, coquetéis prontos, vinhos em lata e bebidas híbridas estão “brotando” em diversos lugares, inclusive, dentro de cervejarias.

Oportunidade na diversificação

Cada vez mais, o público acolhe esse tipo de bebida, que, muitas vezes, utiliza o sucesso da cerveja artesanal como inspiração. Dessa forma, já é comum ver cervejarias criarem marcas para explorar essa oportunidade, ou ainda abrirem as portas para que outras marcas terceirizem essa produção dentro das cervejarias.

Isso ocorre porque, na maioria das vezes, é necessário somente pequenas adaptações para que cervejarias fabriquem outras bebidas. Neste sentido, o gim é o grande destaque, além do whisky, que também está sendo produzido em microcervejarias.

Os coquetéis prontos também estão chamando atenção dos consumidores. Gim tônica, Spritz e Moscow Mule em lata, facilitam a vida de quem gosta de curtir essas bebidas em um churrasco, na praia, ou na piscina, por exemplo.

Consumidores gostam de novidades. E, de fato, a cerveja artesanal não será a única entre as opções  de novos sabores. As cervejarias já perceberam isso e devem seguir nessa direção.

Brasil Brau 2022
Brasil Brau 2022
Mercado Cervejeiro
16/05/2022 às 11h20.

Qual cerveja levar? Escolhendo cervejas no supermercado

Um breve guia para te ajudar a conhecer novas cervejas, sem se perder na diversidade de opções dos supermercados.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
13/05/2022 às 13h50.

Com curadoria do Instituto da Cerveja Brasil, 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira apresenta tendências para 2022

Fórum mais tradicional e longevo do setor reúne palestrantes nacionais e internacionais para debater técnicas de produção, processos, insumos e serviços ao longo de três dias.

Compartilhe