1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Anchor Brewing, a cervejaria mãe das artesanais, celebra 125 anos
Anchor Brewing, a cervejaria mãe das artesanais, celebra 125 anos
Em 30/12/2021 às 10h10.

Anchor Brewing, a cervejaria mãe das artesanais, celebra 125 anos

Apesar do sucesso atual, a Anchor Brewing quase chegou à falência; conheça a história da cervejaria pioneira no mercado artesanal.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Todo movimento tem seus pioneiros e, no caso da cerveja artesanal, isso não é diferente. A Anchor Brewing, cervejaria considerada percursora da chamada “revolução cervejeira”, completou 125 em 2021, uma marca a ser comemorada. Até porque, a história da Anchor revela muito sobre o mercado de cerveja e sua evolução recente.

A história da Anchor Brewing

Foi na época da Corrida do Ouro, nos Estados Unidos, que o alemão Gottlieb Brekle começou a fabricar cerveja naquele país, mais precisamente, em São Francisco, na Califórnia. Em 1896, Ernst  Baruth e seu genro, Otto Schinkel Jr., compraram uma antiga cervejaria na região e a chamaram de Anchor Brewing.

A cervejaria pegou fogo nos incêndios que se seguiram a um grande terremoto, em 1906, mas foi reconstruída em um local diferente, um ano depois. Não há registros do que a empresa fez durante o período da Lei Seca que vigorou no país, mas a cervejaria teria voltado a funcionar logo após a revogação da lei, em 1933.

Com a ascensão das Light Lagers de grandes corporações cervejeiras nos anos 1950, a Anchor foi perdendo espaço no mercado e quase faliu diversas vezes. Porém, a salvação se deu em 1965, quando Frederick Louis Maytag III, de família abastada, comprou a cervejaria. Fritz era um grande amante da marca.

Com Fritz, a Anchor ganha o mundo

Nessa época, a situação financeira da cervejaria era péssima, além disso, a população já não se interessava por cervejas de estilos variados. Diante desse cenário, Fritz investiu em equipamentos e reintroduziu diversos estilos de cerveja e técnicas, como o dry-hopping (técnica de adição de lúpulo, que traz diferentes aromas e sabores à bebida).

A Anchor Steam, cerveja representante do estilo California Common, é conhecida hoje como a primeira cerveja artesanal, além de marcar o retorno da produção de cervejas diferenciadas a partir de pequenos produtores.

Os primeiros dez anos da Anchor com Fritz foram dedicados à remodelação das operações da cervejaria e retirada das contas do vermelho, o que foi patrocinado pela própria fortuna do empresário.

A partir dos anos 1980, a Anchor passou a ganhar reconhecimento entre as pessoas interessadas por cerveja. Também inspirou uma geração de microcervejarias, que se espalharam por diversas partes dos EUA e do mundo.

Atualmente, os Estados Unidos têm mais de oito mil cervejarias, número muito diferente das poucas dezenas de quando Fritz começou sua jornada com a Anchor. Tudo isso está ligado ao trabalho pioneiro deste empresário.

Mercado Cervejeiro
25/10/2024 às 09h43.

Bruxas cervejeiras: Uma história de halloween

No imaginário de muitos, as bruxas são figuras misteriosas e assustadoras, fortemente associadas ao Halloween. […]

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/09/2024 às 10h57.

Conheça uma das bebidas mais antigas produzidas pela humanidade: a cerveja de Jiahu

Conheça uma das bebidas mais antigas produzidas pela humanidade: a cerveja de Jiahu! A civilização […]

Compartilhe