1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Água sempre: a importância de se manter hidratado
Água sempre: a importância de se manter hidratado
Em 10/09/2021 às 11h40.

Água sempre: a importância de se manter hidratado

O consumo de água junto a cerveja é fundamental para aproveitar a ocasião e evitar a desidratação pelos efeitos do álcool no organismo.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

A produção de cerveja desde o plantio de seus ingredientes no campo até o envase da cerveja em embalagens na fábrica mostra o quanto a água é valiosa, e tão valioso quanto isso é que a água esteja presente na hora de você consumir cervejas.

Momentos relaxantes e festivos regados a boas cervejas podem levar a um dia seguinte não tão memorável devido aos efeitos do álcool. Por isso, o consumo de água junto ao consumo de cerveja é tão importante.

A água compõe de 90 a 95% o volume da cerveja presente no copo dos bebedores e, além disso, permite que a bebida seja produzida desde sua utilização na fase agrícola, na produção de malte e lúpulo, até na cervejaria, onde é utilizada no resfriamento, aquecimento, sanitização e fundamentalmente como ingrediente na produção.

Reduzir o uso de água na cadeia de produção de cerveja para níveis cada vez menores, aumentando a eficiência de todo o processo é algo desejável e alvo de pesquisa de uma série de profissionais visando que a fabricação da bebida se torne cada vez mais sustentável.

Já o consumo de água junto a cerveja pelos bebedores é fundamental para manter as pessoas aproveitando o prazer da ocasião e evitar a desidratação ocasionada pelos efeitos do álcool no organismo, que podem ser bastante desagradáveis.

O equilíbrio da hidratação ao longo do consumo de cervejas

A razão pela qual o álcool desidrata você é porque ele é um diurético, o que significa que faz com que as pessoas usem o banheiro com mais frequência. A falta de água não apenas retira os eletrólitos-chave do corpo, mas também amplifica os sintomas de uma ressaca. A hidratação é sempre importante, mas especialmente quando você está bebendo álcool.

Beber alguns copos de água antes de começar a consumir bebidas alcoólicas, tentar alternar as bebidas alcoólicas com um copo de água enquanto consome álcool e beber um pouco de água antes de ir para a cama após uma sessão de consumo de cervejas, é uma técnica que ajuda a neutralizar significativamente o efeito de desidratação promovida pelo álcool.

Hidratação adequada, bem como alimentação, farão com que a absorção de álcool pelo organismo ocorra de maneira mais vagarosa, o que também deve ser acompanhado pelo consumo de cerveja de forma moderada para que se aprecie o prazer que a bebida pode oferecer.

A água é uma das substâncias mais valiosas do planeta, sem ela seria impossível produzir cerveja e com ela o consumo de cerveja se torna mais consciente, responsável e prazeroso.

Mercado Cervejeiro
09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Compartilhe