1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Afinal, o que são cervejas Lagers?
Afinal, o que são cervejas Lagers?
Em 08/12/2021 às 10h00.

Afinal, o que são cervejas Lagers?

Hoje, nove a cada dez cervejas consumidas no mundo são Lagers. Conheça o estilo que conquistou o paladar de muita gente.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Se você costuma reparar em rótulos de cervejas, provavelmente, já deve ter visto o nome Lager escrito em alguns deles. No entanto, entender o que significa uma cerveja Lager pode não ser nada óbvio para um bebedor. E não há problema nisso. Compreender o mundo cervejeiro requer tempo, estudo, e claro, experimentar a bebida.

Lager é uma das grandes famílias de cervejas. Outra grande família é a das cervejas Ales, ambas contam mais com mais de 100 estilos reconhecidos da bebida. Tem também uma família de cervejas mais exclusivas, chamada de Lambic.

A principal diferença entre ela é o tipo de fermento utilizado. No caso das Lagers, as leveduras são classificadas como de baixa fermentação, pois se acumulam no fundo dos tanques de produção de cerveja.

Importante ressaltar ainda que palavra alemã “lagern” significa armazenar, e se refere à longa fase de condicionamento a frio que essas cervejas são submetidas.

Lagers, chegaram depois e se tornaram favoritas

As Lagers são consideras cervejas jovens, surgiram há cerca de 150 anos, na Europa. Mas, desde então, passaram a conquistar, com grande velocidade, o mercado cervejeiro. Hoje, nove a cada dez cervejas consumidas em todo o mundo são Lagers.

Muitos estilos Lagers combinam aromas e sabores que remetem aos cereais do malte. Além disso,   o uso equilibrado de lúpulos traz a essa cerveja notas floral, gramíneo ou herbal, nos formatos mais clássicos.

Existem Lagers claras e escuras, leves e alcoólicas. De acordo com o malte utilizado, elas podem ser achocolatas, defumadas e até adocicadas. Entre elas, estão as Pilsner, Bock, Doppelbock, Helles, American Light Lager, Märzenbier, Rauchbier, Schwarzbier e Vienna Lager.

Mercado Cervejeiro
23/06/2022 às 10h57.

Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias

Após receber aprovação final e entrar em vigor, lei pode ser o “empurrão” que faltava para pessoas que desejam abrir sua cervejaria artesanal, mas encontravam barreiras para isso.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
16/06/2022 às 10h00.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: 3 iniciativas que apoiam a causa

O dia 28 de junho marca a luta pela diversidade e igualdade de direitos. A cerveja não está alheia ao tema e já existem, inclusive, iniciativas e empreendimentos na área.

Compartilhe