1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. A tradição e a cultura da cerveja inglesa
A tradição e a cultura da cerveja inglesa
Em 14/01/2022 às 16h46.

A tradição e a cultura da cerveja inglesa

Com seus pubs e Cask Ales, a tradição britânica foi uma grande inspiração para a cerveja artesanal.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

A Inglaterra e toda a Grã-Bretanha são consideradas uma das maiores referências existentes em tradição cervejeira. Mesmo com a massificação da cerveja ocorrida no século XX, a Grã-Bretanha, assim como Alemanha e Bélgica, conseguiram manter viva uma cultura cervejeira própria, com  bebidas diferenciadas.

Neste sentido, os dois maiores pontos de destaque da tradição cervejeira britânica são as Cask Ales e os pubs. Em geral, a Cask Ale é uma cerveja que tem entre 3,6% e 4,5% de teor alcoólico, e é servida no chamado copo Pint, com uma medida equivalente a 568 ml.

As Cask Ales buscam ser cervejas equilibradas, que estimulam um ambiente de convívio nos pubs, os tradicionais bares de cerveja ingleses e, talvez, os maiores representes da cultura cervejeira daquele país.

Na Inglaterra, existem cadeias de grandes pubs, mas os que cativam realmente o público local são os pubs independentes, de pequenos comerciantes.

Inspiração para a cerveja artesanal

A Grã-Bretanha resistiu por quase 100 anos à onda de fabricação da cerveja Lager comercial, que dominou o mundo a partir do final do século XIX. Nos anos 1970, no entanto, as Cask Ales chegaram perto de serem extintas.

Por coincidência, no mesmo período, cervejeiros dos Estados Unidos começaram a se inspirar em estilos ingleses, para iniciar suas produções em microcervejarias. De início, produziram Pale Ales e Porters, apresentando, para um pequeno público, sabores diferenciados de cerveja.

Com o tempo e crescimento do mercado, exemplares mais autênticos adaptados de cervejas inglesas ganharam espaço entre os norte-americanos, como as Russian Imperial Stouts e, principalmente, as Indian Pale Ales, as famosas IPAs.

Nas últimas décadas, a própria Grã-Bretanha viu uma explosão de pequenas cervejarias artesanais em seu território. Ao mesmo tempo, ocorre também a revalorização de cervejarias tradicionais e da tradição das Cask Ales, numa onda de celebração da diversidade e da cultura da cerveja.

Brasil Brau 2022
Brasil Brau 2022
Mercado Cervejeiro
16/05/2022 às 11h20.

Qual cerveja levar? Escolhendo cervejas no supermercado

Um breve guia para te ajudar a conhecer novas cervejas, sem se perder na diversidade de opções dos supermercados.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
13/05/2022 às 13h50.

Com curadoria do Instituto da Cerveja Brasil, 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira apresenta tendências para 2022

Fórum mais tradicional e longevo do setor reúne palestrantes nacionais e internacionais para debater técnicas de produção, processos, insumos e serviços ao longo de três dias.

Compartilhe