Uma inovação para cada gosto de cerveja
O trinfo da cerveja artesanal está muito ligado à capacidade de inovação dos cervejeiros; entenda.
A cerveja artesanal tem triunfado nas últimas décadas, não só pelo sabor da bebida, mas também pela capacidade de inovar das cervejarias. A habilidade de “reinventar” a cerveja, seja com grandes ou pequenas modificações, dão nova vida e contribuem com a valorização dessa bebida milenar.
Essa incansável vontade de trazer novidades, fez com que a cerveja artesanal quebrasse o conceito de que uma boa cerveja teria de ser associada, exclusivamente, à imagem da tradição. Com isso, o fenômeno da bebida feita em lotes menores, por pequenos produtores, trouxe para o jogo cervejas mais inovadoras, que têm despertado paixões, e novos amantes da bebida.
A criatividade dos cervejeiros aliada a adições de frutas, envelhecimento em madeiras, investimento em novos tipos de lúpulo, e utilização de ingredientes inusitados, são capazes de produzir diferentes tipos de cervejas. É o caso de bebidas semelhantes a espumantes, e até outras que mais parecem sobremesas, em estado líquido.
Mercado
A capacidade de inovar da cerveja artesanal é fundamental para que o seu movimento esteja sempre ganhando fôlego, e formando novos grupos de consumidores, o que possibilita a atuação de cervejarias de diferentes tamanhos.
Dessa forma, o mercado consegue comportar as microcervejarias, que trazem um nível de novidade que chama atenção do grande público, e também cervejarias ainda menores, mas capazes de produzir bebidas muito exclusivas, que trazem euforia para os consumidores mais aficionados.
Nenhum tema reacendeu tanto a paixão cervejeira quanto a inovação. E ela ainda vai despertar o gosto de muitos bebedores mundo afora.