Degustação: verdadeiro desfile de Carnaval da cerveja artesanal
Um desfile de sabores. Aprenda como planejar sua degustação de cervejas artesanais.
Desfilar no Carnaval é pura animação e alegria para os amantes da festa. Com uma sequência de diferentes momentos, que contam um enredo, a degustação de cervejas pode e deve ser assim também.
Em desfiles de escolas de samba, há diversidade de alas. E cada ala é responsável por contar uma parte da história. Em degustações de cervejas, cada estilo também tem seu momento de entrar em ação, para manter a harmonia do conjunto.
O abre alas
O abre alas é o carro que inicia a jornada de um desfile. Já na degustação, existem cervejas que também fazem esse papel, animando as papilas gustativas para começar a folia de sabores.
Cervejas leves, com baixo amargor, e baixo teor alcoólico desempenham bem este papel. Elas ajudam a não atropelar a degustação, o que aconteceria se o “desfile” começasse com sabores mais intensos.
Os estilos Pilsner, Blonde Ale, Witbier e cervejas da família Lager, se encaixam bem para o início de uma degustação. Além delas, cervejas ácidas leves, como Berliner Weisse ou Catharina Sour, também funcionam na abertura dos trabalhos.
A bateria
A bateria é a ala que eleva o astral do desfile, levando o público ao delírio. Na degustação, as cervejas do meio da sequência também ampliam o clima de festa. Esse é o momento adequado para direcionar a degustação, de acordo com os sabores que se deseja explorar.
Por exemplo, algumas pessoas preferem explorar sabores mais caramelizados, como os de uma Viena Lager, uma Wee Heavy, ou Barleywine, destacando a riqueza dos maltes.
Outra possibilidade, preferida pelos amantes do lúpulo, é explorar diferentes níveis e tipos de amargor. Lúpulos terrosos, cítricos, resinosos, ou com sabores excêntricos, ganham destaque nesse momento.
O Gran Finale
Todo carnaval tem seu fim, mas é sempre bom se despedir em grande estilo. Para terminar a degustação, esse é o momento de compartilhar as cervejas mais intensas, e que passariam por cima de outros sabores. Russian Imperial Stouts, Pastry Stouts, ou estilos belgas mais alcoólicos e potentes, como Tripel ou Dark Strong Ale, são boas pedidas
Em todos os pontos da sequência, é importante lembrar de tomar bastante água. Ela vai manter a disposição e evitar uma ressaca, que pode estragar as boas lembranças da festa.