Pastry Beers: As cervejas que são sobremesas
Cervejas e sobremesas podem ser uma coisa só, e os cervejeiros estão investindo nisso.
Um elemento característico da cerveja artesanal é que ela não conhece limites para novos sabores. Cervejeiros estão sempre inventando técnicas e introduzindo ingredientes para compor uma cerveja mais exótica, em uma verdadeira viagem sensorial.
Entre as tendências desse universo, as cervejas que simulam os sabores de uma sobremesa têm chamado bastante atenção. São as chamadas Pastry Beers.
A inspiração pode vir de uma torta de chocolate, um bolo de laranja, ou de uma mousse de maracujá, por exemplo.
Pastry Beers, invenção do mercado norte-americano
Nos Estados Unidos, o mercado de cerveja artesanal tem se destacado por produzir cervejas que rompem limites. Por lá, cervejas muito alcoólicas, ou com amargor pronunciado, já foram a bola da vez.
Agora, com as Pastry Beers, chegou a vez das bebidas com destaque doce no paladar. A palavra “pastry”, em inglês, se refere à produção de doces em um estilo semelhante ao que chamamos de confeitaria, aqui no Brasil.
No caso das Pastry Beers, a ideia foi dar nome a essas cervejas incomuns, que lembram doces e sobremesas, e que ganharam apelo do público.
Ingredientes inusitados
Criar essas sobremesas em versões líquidas e alcoólicas requer a utilização de ingredientes pouco comuns em cervejas mais tradicionais. Além disso, é preciso também saber utilizar estes ingredientes de forma adequada ao processo de produção da cerveja.
Coco queimado, baunilha, lactose, cacau, amendoim, canela, são apenas algumas das opções para construir a receita de uma Pastry Beer. Os cervejeiros combinam esses ingredientes com insumos mais tradicionais, como água, malte, lúpulo e levedura.
As Pastry Beers são divididas em dois grandes grupos. As Pastry Stouts, que se inspiraram no estilo Russian Imperial Stout (RIS), e adicionaram à sua potência alcoólica uma carga elevada de dulçor e outros sabores.
E as Pastry Sours, que são cervejas mais ácidas e, por isso, simulam doces que possuem um certo grau de acidez, como mousse de maracujá. É a combinação de dois mundos, o dos doces e o da bebida, que sempre promovem muito prazer.