1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Obatzda: patê de queijo com cerveja é sucesso garantido
Obatzda: patê de queijo com cerveja é sucesso garantido
Em 12/10/2023 às 09h00.

Obatzda: patê de queijo com cerveja é sucesso garantido

Prático e fácil, esse patê de queijo típico do Sul da Alemanha é presença obrigatória em mesas de petiscos para acompanhar um pretzel.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Numa mesa de petiscos da Oktoberfest não pode faltar cerveja, pretzel e obatzda. Você com certea não tem problema em saber o que são os dois primeiros, mas o último não é nada muito conhecido por aqui. Obatzda é um patê de queijo com cerveja cujo tempero principal é a páprica, em parte responsável pela cor alaranjada. Normalmente se usa o camembert, mas as receitas também pedem um queijo processado para trazer mais consistência, manteiga e cominho. Além de prático e fácil de fazer, ele com certeza será sucesso na sua roda de amigos.

Dicas para fazer Obatzda: o patê de queijo alemão

O Obatzda é típico da Baviera, o Sul da Alemanha, onde acontece a Oktoberfest, a maior festa cervejeira do mundo. Ele teria nascido há cerca de 150 anos como uma forma de aproveitar o queijo velho, disfarçando qualquer sabor inadequado com temperos mais fortes. Hoje é feito com material fresco — é claro! —, mas conserva o charme condimentado de outrora.

No entanto, não é por ser prático e fácil que esse patê de queijo não tem lá seus segredinhos na hora do preparo. A começar pela cerveja. Use preferencialmente uma Munich Dunkel, cerveja Lager escura tradicional da Baviera. Além de ajudar na cor, ela adiciona um toque de maltes como biscoito e leve torrado, apurando o sabor. Ela pode ser substituída, no entento, pela Schwarzbier, que traz ainda mais notas torradas e cor, ou a Weissbier, com mais suavidade. Utilize a bebida em temperatura ambiente, como os demais ingredientes, para facilitar a mistura dos ingredientes.

Sobre o queijo, o camembert é o preferido e mais utilizado. Mas nada impede você de usar brie ou outro queijo macio e maturado. Use com as cascas brandas, que também vão adicionar sabor. O uso de queijos processado ou em pasta também é bastante comum, pois contêm emulsificante, o que deixará a textura mais cremosa. Podem ser substituído também por mascarpone ou cream cheese.

Sobre os temperos, utilize a páprica doce de preferência. Mas se você gosta de comida apimentada, pode misturar páprica picante ou até substituir completamente uma por outra. Use a gosto, mas é extremamente recomendado colocar pelo menos uma colher de chá. Sobre a cebola, utilize a versão doce ou roxa. Para tirar um pouco do sabor, você pode mergulhar em água por alguns minutos e depois secar antes de adicionar à mistura.

A receita pode ser feita com diferentes proporções de camembert, queijo processado e manteiga. Abaixo, você encontra a versão que considera aproximadamente 4:4:1, sendo mais suave na manteiga. Mas vai do seu gosto pessoal. Então, pode ficar à vontade e experimentar variações. Há receitas que chegam a 1:1:1, por exemplo. O ideal é que o Obatzda seja consumido fresco no dia do preparo, mas pode ser guardado por alguns dias na geladeira — no entanto, você notará que a cebola se tornará cada vez mais dominante no conjunto.

Ingredientes

  • 230 gramas de camembert (ou outro queijo macio e maduro, como brie);
  • 230 gramas de queijo processado;
  • 65 gramas de manteiga;
  • 2 e ½ colher de chá de páprica doce;
  • 2 colheres de chá de sementes de cominho moídas;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • ¼ de xícara de cerveja Dunkel, Weissbier ou Schwarzbier;
  • ⅓ de xícara de cebola doce (na falta, pode use cebola roxa);
  • 2 colheres de sopa de cebolinha picada.

Preparo

  1. Corte o cammerbert e o queijo processado em pedaços pequenos e coloque em uma vasilha. Acrescente a manteiga em pedaços, em temperatura ambiente, o cominho, a páprica, sal e pimenta;
  2. Com auxílio de um garfo, amasse tudo e misture bem;
  3. Acrescente a cerveja e misture mais um pouco, para criar um patê de queijo homogêneo;
  4. Cubra com um filme plástico e deixe descansar na geladeira por 3 horas;
  5. Retire da geladeira, acrescente a cebola e a salsinha picadas, misture e sirva em seguida.

 

Para você, o que mais vai bem com petiscos alemães?

Mercado Cervejeiro
21/11/2024 às 16h16.

O que é uma Cerveja Stout?

Você já experimentou alguma “cerveja escura”? Elas são as conhecidas cervejas stout, populares entre os […]

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
13/11/2024 às 12h22.

Brindando à Saúde: Os Benefícios da Cerveja

Quando pensamos em bebidas alcoólicas, a cerveja costuma ser uma das primeiras que nos vem […]

Compartilhe