1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Cerveja artesanal em Curitiba: onde beber
Cerveja artesanal em Curitiba: onde beber
Em 23/08/2023 às 11h30.

Cerveja artesanal em Curitiba: onde beber

A capital paranaense é a 3ª cidade com mais cervejarias do país. Confira aonde encontrar cerveja artesanal em Curitiba.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

O renascimento da cerveja artesanal em Curitiba (PR) começou bastante cedo aqui no país. Em 2009, quando o Brasil superava o número de cem cervejarias, o local já tinha uma cena vibrante, com uma ampla variedade de fabricantes e pontos de venda especializados. Hoje, mais de 10 anos depois, é a terceira maior cidade do Brasil em número de cervejarias, conforme o Anuário da Cerveja 2023 do Ministério da Agriculutra e Pecuária (Mapa) — isso sem contar outros municípios da região metropolitana, onde se concentram muitas fábricas.

Além do começo antecipado, Curitiba também ganhou prestígio na cerveja artesanal pela grande quantidade de prêmios acumulados ao longo de todo esse tempo. Muitas cervejarias, como a Bodebrown e Morada Cia Etílica, por exemplo, faturaram algumas das maiores premiações nas primeiras edições de muitos dos festivais e concursos cervejeiros do país.

Uma boa forma de provar toda essa diversidade de produtos é beber diretamente nos brewpubs ou cervejarias, onde o líquido está mais fresco, recém-fabricado. Então, confira quais rótulos e locais não podem faltar na sua lista.

German Pils — Frohenfeld Craft Brewing

Localizado no bairro Portão, a Frohenfeld vem conquistando o paladar dos apreciadores de cerveja artesanal em Curitiba desde sua inauguração em julho de 2021. O local é um brewpub, ou seja, um bar que tem sua própria cervejaria. Além disso, faz belíssimas interpretações de estilos de cerveja tradicionais alemães e austríacos, principal foco da cervejaria, que também utiliza técnicas tradicionais de produção. A capacidade é de aproximadamente 3,5 mil litros por mês.

No entanto, a marca é anterior a isso. Foi fundada em 2010 por Raul Schuchovsky Neto como hobby nos fundos da empresa da família. Frohenfeld significa “campo feliz” em alemão, sendo uma homenagem à cidade natal de seu avô paterno na Serra Catarinense. Uma medalha em um concurso de cervejeiros caseiros em 2013 foi o empurrão que faltava para Raul sonhar com a profissionalização.

O local foi inspirado nos “bräustübls”, que são bares tradicionais do sul da Alemanha e Tirol austríaco, que oferecem aos clientes suas cervejas super frescas para consumo local. A decoração é rústica, com muita madeira e ambientes temáticos que vão fazer com que você sinta que está na Europa. A parte externa conta ainda com um Biergarten e espaço para as crianças. Experimente a Germen Pils, uma das receitas mais premiadas da casa. Fica ainda melhor quando super fresca, servida no local, destacando os aromas e sabores dos lúpulos florais.

Endereço: Avenida República Argentina, 2557 — Portão.

Wee Heavy — Bodebrown

Fundada em 2009 no bairro Hauer, a Cervejaria Bodebrown é uma das pioneiras na cena da cerveja artesanal em Curitiba. Reconhecida nacionalmente por sua qualidade e inovação, possui diversos prêmios nacionais e internacionais em festivais e concursos cervejeiros. Uma parada praticamente obrigatória. O nome veio de uma mistura entre Bode, uma referência a Pernambuco, terra natal do fundador Samuel Cavalcanti, e James Brown, um de seus artistas preferidos.

O local possui uma loja de cervejas e insumos para produção de cerveja em casa. Também faz eventos às sextas e sábados no seu tap room, anexo à fábrica, onde os visitantes podem degustar uma vasta seleção de estilos e sabores diretamente da fonte. Em ocasiões especiais, a própria rua da cervejaria é fechada para as festas.

A dica é experimentar as cervejas lupuladas frescas ou mesmo a Wee Heavy, rótulo que é uma verdadeira pedra fundamental da marca, também lançado em 2009. É um exemplar do estilo tradicional escocês Strong Scoth Ale e um dos mais premiados da cervejaria.

Endereço: Rua Carlos de Laet, 1015 — Hauer.

Jean Le Blanc — Bastards Brewery

Com uma proposta irreverente e apaixonada pela cerveja artesanal, a Bastards Brewery, localizada no bairro Bom Retiro, tem conquistado os corações dos cervejeiros mais ousados. Fundada por um grupo de amigos cervejeiros rebeldes em 2013, a cervejaria já esteve localizada em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e se mudou para a capital em 2021. Hoje a cervejaria conta também com um bar próprio com ambiente descontraído para os bastardos apreciarem sua cerveja. Deguste as cervejas experimentais da série XP, se possível, ou uma das clássicas da casa como a Witbier Jean Le Blanc. Trata-se de uma cerveja de trigo ao estilo belga, condimentada com cascas de laranja e sementes de coentro.

Endereço: Rua Comendador Lustoza de Andrade, 69 — Bom Retiro.

Lazy Turtle — Joy Project Brewing

Localizada no Xaxim, a cervejaria Joy Project Brewing é um dos pontos mais distantes do nosso roteiro. Mas vale a visita em dias de eventos e festas especiais. A qualidade das cervejas é um dos pontos altos, com estilos tradicionais e modernos muito bem-feitos. Além disso, o ambiente fabril do galpão traz um clima ainda mais cervejeiro para você apreciar sua cerveja fresquinha, recém-saída dos tanques.

Os fundadores da Joy tem um longo caminho cervejeiro. Já produziam de forma caseira desde 2014. A profissionalização veio com a fundação do bar da fábrica, aberto em 2018. Nas torneiras, há sempre interessantíssimas cervejas sazonais e de produção única. Porém, existem também ótimos rótulos de linha, como a Lazy Turtle, uma Strong Pale Ale de 5,4%. Quando fresca, fica ainda mais saborosa, com os toques ainda mais intensos dos lúpulos americanos com notas resinosas, florais e cítricas.

Endereço: BR-116, 15847 — Xaxim.

Hop’n Roll

O Hop’n Roll também fica localizado no Bom Retiro, sendo uma dos bares referência em cervejas artesanais em Curitiba. Foi fundado em 2011 por quatro irmãos, também sendo um dos primeiros a trazer o conceito de brewpub para a cidade. Hoje, em novo endereço, na mesma avenida, a parte de produção própria de cervejas aumentou e os rótulos da casa dividem espaço nas nas 35 torneiras com uma enorme variedade de cervejas da cidade. Experimente a Suave na Nave, uma India Pale Lager de 5,8% muito saborosa de produção própria.

Endereço: Rua Mateus Leme, 1098 — Bom Retiro.

Maniacs Brewing

O Bar da Maniacs surgiu em 2020, mas a história começa muito antes. A marca Maniacs Brewing é de 2016, quando chegou no mercado com cervejas de preços super acessíveis e entrou nos supermercados, levando a cultura cerejeira para um público ainda maior. Isso porque os fundadores já tinha experiência no negócio. Antes isso, a então Beer Maniacs já distribuía cervejas para o Brasil todo inclusive, no passado, com importações próprias.

Ou seja, é um local que já nasce com anos de experiência para ser um brewpub modelo na cidade. Eles têm cervejas de altíssima qualidade, uma cozinha com pratos deliciosos em um ambiente intimista e animado no bairro Cabral, na capital paranaense. Há muito o que experimentar nas toneiras da casa. Mas é legal começar pelas cervejas mais leves, como a 41 PIls, uma Bohemian Pilsener que nasceu em homenagem à própria cidade. O código telefônico de Curitiba é 41.

Endereço: Av. Munhoz da Rocha, 1049 – Cabral.

Você conhece outros bons locais para tomar cervejas frescas em Curitiba? Deixe sua sugestão nos comentários!

Mercado Cervejeiro
21/11/2024 às 16h16.

O que é uma Cerveja Stout?

Você já experimentou alguma “cerveja escura”? Elas são as conhecidas cervejas stout, populares entre os […]

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
13/11/2024 às 12h22.

Brindando à Saúde: Os Benefícios da Cerveja

Quando pensamos em bebidas alcoólicas, a cerveja costuma ser uma das primeiras que nos vem […]

Compartilhe