Comidas mexicanas típicas ficam ótimas com cerveja
A gastronomia do México vai muito além da pimenta. Confira 5 ótimas sugestões de harmonização de cervejas com comidas mexicanas típicas.
Uma das primeiras coisas que aprendemos ao estudar harmonização de cervejas é que o amargor do lúpulo tem o poder de enfatizar os sabores picantes. Obviamente, essa é uma dica muito explorada quando o assunto é comida mexicana. No entanto, é preciso entender também que há muito mais nessa fantástica culinária latino-americana do que somente pimenta. E para provar que é possível ir com a cerveja muito além, decidimos trazer sugestões de harmonizações com comidas mexicanas típicas que trabalham outros sabores.
Guacamole com Witbier
O guacamole é conhecido e apreciado em todo o mundo, sendo uma das principais comidas mexicanas típicas. A origem está ligada ao povo Tolteca, uma civilização pré-colombiana local que teve início perto de 1 mil a.C. O ingrediente principal o abacate, uma fruta rica em gorduras saudáveis e nutrientes, mas também leva cebola picada, tomate, coentro, suco de limão, pimenta e sal. Tradicionalmente, não leva pimenta.
Essa combinação resulta em uma pasta cremosa e saborosa, perfeita para acompanhar tacos, nachos (tortilhas de milho crocantes) e outros pratos da gastronomia mexicana. Experimente com uma Witbier, cerveja de trigo de tradição belga que também traz bastante frescor, aromas e sabores de sementes de coentro e cascas de laranja, que vão reforçar o cítrico e condimentado do prato.
>> Conheça outras opções de cerveja para harmonizar com guacamole.
Burrito de carne bovina
O burrito é um tipo de comida enrolada em uma tortilha de trigo macia. Seus ingredientes principais variam, mas geralmente incluem carne bovina, frango ou porco, além de feijão, arroz, queijo, alface, tomate e guacamole — podendo conter ou não pimenta.
Acredita-se que sua origem tenha sido no século XIX, nas regiões do norte do México e do sudoeste dos Estados Unidos. Os trabalhadores migrantes mexicanos, conhecidos como vaqueiros, carregavam burritos feitos com ingredientes simples e fáceis de transportar enquanto trabalhavam no campo. Com o tempo, o burrito evoluiu e se adaptou, incorporando uma variedade de recheios e sabores, tornando-se um símbolo da culinária mexicana contemporânea.
O burrito pode ser personalizado conforme as preferências individuais, permitindo combinações deliciosas. Para a versão tradicional de carne bovina, a dica é harmonizar com cervejas do estilo Special Bitter, de tradição inglesa. Os aromas e sabores tostados, amendoados e caramelizados dos maltes vão combinar perfeitamente com o recheio trazendo um aspecto de carne grelhada.
Pozole de frango
Igualmente típico, mas muito menos conhecido que os pratos anteriores, o pozole é um caldo rico e reconfortante feito de milho, carne de porco ou frango, e uma grande variedade de temperos. É caracterizado pelo seu sabor robusto e pela textura macia do milho cozido. Ele desempenha um papel importante na cultura mexicana, sendo muitas vezes associado a celebrações e festividades.
Acredita-se que tenha sido uma parte central das cerimônias religiosas dos astecas, sendo preparado como uma oferenda aos deuses. Ao longo dos séculos, evoluiu e se tornou uma especialidade regional em diferentes partes do país, com variações conforme os ingredientes disponíveis em cada região. É frequentemente servido com acompanhamentos como cebola picada, alface, rabanete, abacate, limão e tortilhas de milho.
Existem três diferentes versões de pozole de frango: branco, verde e vermelho. A primeira tem pouca pimenta. Experimente com uma boa Bohemian Pilsener, que traz lúpulos mais herbáceos e condimentados, ótimos para enfatizar os temperos do prato.
Chiles en Nogada
Fugir completamente da pimenta no México pode ser impossível. Mas que tal curtir uma versão mais suave? Chiles en nogada é um prato tradicional e colorido do país. São pimentões (pimentas poblanas) recheados com uma mistura de carne moída, frutas como maçã e pêssego, além de especiarias como canela e cravo. O prato é então coberto com um molho cremoso de nozes, conhecido como nogada, feito com nozes, leite, queijo fresco e outras especiarias. Por fim, é finalizado com sementes de romã e coentro fresco, o que confere um contraste de sabores e as cores da bandeira mexicana.
Até por isso os chiles en nogada têm uma forte conexão com a celebração da Independência do México. Acredita-se que o prato tenha sido criado em Puebla como uma homenagem ao general Agustín de Iturbide, um dos líderes da independência do país. Experimente com os sabores maltados de uma cerveja Bock, que vai equalizar ainda mais a potência da pimenta, atenuando a picância, e enfatizando o sabor das nozes do molho.
Churros
Embora os churros sejam originários da Espanha, eles foram introduzidos no México durante o período colonial e rapidamente se tornaram um dos pratos favoritos entre os mexicanos. Atualmente, os churros são vendidos em feiras, mercados e barracas de comida de rua de todo o país. Eles são apreciados como um lanche, perfeitos para serem saboreados quentes e frescos, ou acompanhados de uma xícara de chocolate quente.
Esses doces são feitos a partir de uma massa simples, produzida com farinha, água, sal e, ocasionalmente, ovos. A massa é então moldada em tiras longas e finas, que são fritas até ficarem douradas e crocantes. Os churros mexicanos são tradicionalmente polvilhados com açúcar e podem ser servidos acompanhados de diversos molhos ou recheados com doce de leite, chocolate ou creme.
Para contrastar tanto dulçor e gordura, experimente harmonizado com cervejas do estilo Russian Imperial Stout, que tem alto corpo e teor alcoólico que chega a 12%. Os sabores e aromas dos maltes torrados, como cacau, chocolate amargo e café, que se misturam ao doce de leite trazendo a sensação de café com leite.
E aí? Qual seu prato preferido entre as comidas mexicanas típicas e com qual cerveja você combinaria?