1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Aprenda a fazer a típica cerveja verde do St. Patrick’s Day
Aprenda a fazer a típica cerveja verde do St. Patrick’s Day
Em 17/03/2023 às 11h30.

Aprenda a fazer a típica cerveja verde do St. Patrick’s Day

Bebida típica não foi inventada na Irlanda, mas em Nova York, no começo do século XX; veja como fazer em casa, de forma simples e barata.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

A cerveja verde do St. Patrick’s Day, comemorado em 17 de março, é tão típica da festa que podemos achar que ela sempre existiu. No entanto, poucos sabem que ela é uma invenção do século XX e não foi criada na Irlanda. Tão pouco é “fabricada” na cor verde. Você pode fazer a sua em casa e, o melhor de tudo, não precisa ter habilidade nenhuma na cozinha.

O St. Patrick’s Day nada mais é do que a comemoração do Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, que teria falecido em 17 de março de 462 d.C., segundo historiadores. Sua vida carece de registros e há muita incerteza sobre alguns fatos.

O que se sabe é que ele não teria nascido na ilha, e sim em algum lugar do País de Gales. A região toda era parte do Império Romano do Ocidente. Ele teria sido sequestrado por piratas irlandeses e feito de escravo, só conseguindo a liberdade posteriormente, quando passou a se dedicar à religião católica.

Patrício espalhou o catolicismo na Irlanda e ensinou a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) com trevos de três folhas (o “shamrock”), que se tornou um dos símbolos do país.

Portanto, inicialmente, o St. Patrick’s Day era uma comemoração religiosa. Em homenagem ao santo, ironicamente, os pubs deveriam ficar fechados nesta data. As festas na ilha só começaram em 1997.

Uma tradição “americana”

Muitos irlandeses emigraram para os Estados Unidos no século XIX, onde a tradição do St. Patrick’s Day prosseguiu. Longe da terra natal, o sentimento de orgulho da nacionalidade irlandesa se misturou com o cunho religioso. Bem como a necessidade de exibi-lo.

Em 1792, começaram as grandes “paredes” de St. Patrick’s Day na América. Logo, os orgulhosos irlandeses começaram a se vestir de verde, cor símbolo nacional, usar trevos e pintar tudo com a mesma cor.

Em 1914, pintaram também a cerveja de verde, que fez enorme sucesso – chegou a ser importada pela Irlanda, em 1985. A invenção é atribuída a um médico irlandês-americano chamado Thomas Hayes Curtin, de Nova York. Ele teria usado uma gota de corante azul que servia para tingir roupas que, quando misturado ao amarelo da cerveja, dava a cor esperada.

Como fazer a cerveja de St. Patrick’s Day

Fazer a cerveja verde do St. Patrick’s Day é algo bem simples, fácil e barato. Felizmente, para nossa saúde, hoje há corantes alimentícios totalmente seguros, sem cheiro ou sabor. Tudo que você vai precisar é uma cerveja dourada e um corante alimentício verde.

Então, vamos ao passo a passo.

  1. Escolha a cerveja certa: use as amarelas ou douradas. Pode ser do estilo de sua preferência, desde a normal (American Lager) até as mais elaboradas (Golden Ales, Blond Ales e afins);
  2. Pingue poucas gotas do corante no fundo de um copo vazio. Por aqui, experimentamos com duas gotas para 350 ml da bebida. A tonalidade do verde fica mais escura quanto mais gotas você colocar;
  3. Coloque a cerveja no mesmo copo. A agitação criada pelo serviço da bebida vai misturar o corante;
  4. Aproveite sua própria cerveja verde e impressione os amigos!
Mercado Cervejeiro
25/10/2024 às 09h43.

Bruxas cervejeiras: Uma história de halloween

No imaginário de muitos, as bruxas são figuras misteriosas e assustadoras, fortemente associadas ao Halloween. […]

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/09/2024 às 10h57.

Conheça uma das bebidas mais antigas produzidas pela humanidade: a cerveja de Jiahu

Conheça uma das bebidas mais antigas produzidas pela humanidade: a cerveja de Jiahu! A civilização […]

Compartilhe