Fim de ano: Saiba como harmonizar panetone com cerveja artesanal
O doce mais famoso do Natal combina muito bem com cerveja artesanal; veja algumas sugestões de harmonizações para acertar neste fim de ano.
Facilmente reconhecido por seu tamanho e formato, o panetone é um pão doce italiano tradicionalíssimo na época de Natal, e que rende belas harmonizações com cerveja artesanal. Mencionado pela primeira vez em um manuscrito italiano do ano de 1470, o panetone só se tornou uma especialidade da culinária daquele país no fim do século XIX.
O panetone tradicional, conforme concebido na Itália, é um pão de massa macia recheado com frutas cristalizadas. Ao longo do tempo, outras versões foram criadas mundo afora, conforme o produto ganhou popularidade.
Combinar o dulçor do panetone com o dulçor da cerveja de diferentes maneiras é a principal chave para essa harmonização. A seguir, veja três combinações para acertar no fim de ano.
Panetone com Weizenbock
Que tal ressaltar notas frutadas, lembrando abacaxi, cravo e banana e também caramelizadas de uma cerveja com os sabores de frutas cristalizadas de um panetone? É isso que oferece a harmonização do panetone com uma tradicional Weizenbock, cerveja de estilo alemão.
Panetone com Belgian Dark Strong Ale
Rica e complexa, a Belgian Dark Strong Ale traz dulçor, notas de cereja e tostado envolvido com um teor alcoólico superior a 8%. Essas características fazem desta cerveja uma espécie de calda perfeita para acompanhar o panetone.
Panetone com Russian Imperial Stout
O dulçor, a potência alcoólica e as notas torradas que lembram chocolate, do estilo tradicional Russian Imperial Stout, casam bem com panetone, servindo como uma calda licorosa para acompanhar o pão doce. Essa harmonização também pode ser feita com o chocotone, versão do panetone recheada de chocolate.