Caramelo na cerveja: conheça os principais estilos
O sabor caramelo está presente em diferentes estilos de cerveja, nas mais variadas propostas de equilíbrio; conheça os principais.
Quando degustamos uma cerveja, o sabor doce, elegantemente chamado de dulçor, pode apresentar diferentes nuances, dependendo da forma que a bebida foi produzida. Um deles lembra caramelo. Sim, a cerveja pode apresentar notas de caramelo. Nesta materia, trazemos exemplos de estilos de cerveja em que é possível perceber esse sabor.
Quando falamos de caramelo, o foco aqui é no sabor que deriva exclusivamente do uso de malte. Porém, esse sabor também pode ser atingido com o uso de outros ingredientes, inclusive, o próprio caramelo produzido a partir do açúcar.
O caramelo que vem do malte
Alguns tipos de malte podem adicionar um forte sabor de caramelo à cerveja, quando utilizados como ingredientes na produção da bebida. Isso é alcançado por meio de processos de altas temperaturas, em que parte do amido se torna açúcar líquido e, em seguida, caramelo, que é cristalizado no grão durante a etapa de secagem.
Cervejas sabor caramelo
Caramelo com tostado, caramelo com frutado, caramelo com sabores herbais. O sabor caramelo originado no malte está presente em diferentes estilos de cerveja, nas mais variadas propostas de equilíbrio. Alguns estilos apresentam notas de caramelo de forma bastante suave, como o Irish Red Ale, com doçura moderada combinada ocasionalmente com leve sabor torrado.
Já as IPAs destacam o contraste do dulçor do malte com o amargor do lúpulo. É o caso das IPAs inglesas, e algumas IPAs americanas, em que é perceptível o sabor caramelizado equilibrando o amargo terroso.
Têm também estilos de cerveja em que as notas de caramelo estão presentes em maior intensidade. O Barleywine, com sabores de malte bastante complexos; o Wee Heavy, que investe na riqueza de diferentes maltes; e o Doppelbock, estilo alemão com sabores caramelados e potência alcoólica.