1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. 5 livros sobre como fazer cerveja
5 livros sobre como fazer cerveja
Em 09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Para muitos, fazer cerveja é uma arte. Para outros, é ciência. Há aqueles que fazem por hobby, os chamados homebrewers, ou cervejeiros caseiros. E tem gente que fabrica por profissão, é claro. Independente do seu nível de experiência, hoje temos uma vasta bibliografia em português que pode te ajudar a dar os primeiros passos, ou aprofundar os estudos.

A seguir, confira cinco sugestões de livros sobre como fazer cerveja.

Cerveja feita em casa – Greg Hughes

Esse livro é ideal para quem está dando os primeiros passos na arte de fazer cervejas. Com orientações práticas sobre as técnicas de produção e 100 receitas de diversos estilos, o experiente cervejeiro britânico Greg Hughes descreve as variedades de maltes, explica sobre os açúcares, a função do lúpulo, e revela os ingredientes que dão sabor e aroma à bebida, como ervas, frutas e especiarias. O autor também apresenta três métodos de produção, do mais simples ao mais complexo, e ensina sobre a limpeza e a esterilização dos equipamentos, os utensílios necessários, os estágios da fermentação, o armazenamento e o envase.

How To Brew – John Palmer

Uma das maiores referências sobre como fazer cerveja em casa, How To Brew, de John Palmer, foi lançado em 2000, nos Estados Unidos, e está na quarta edição. Com linguagem simples e leitura fácil, John Palmer apresenta todas as possibilidades da produção caseira de cervejas. O livro vem carregado de informações valiosas sobre como formular receitas e produzir cervejas de alta qualidade, desde os ingredientes mais simples, até os métodos mais complexos.

Radical Brewing – Randy Mosher

Escrito em 2002, Radical Brewing é uma dessas obras-primas que formaram muitos cervejeiros – muitos deles hoje profissionais do mercado. Randy Mosher é cervejeiro caseiro, designer e professor de cervejas e apresenta nesse livro mais de 90 receitas completas e uma fartura de informações úteis, tanto para iniciantes, como para veteranos, incluindo o contato com algumas das cervejas mais exóticas – e deliciosas – do mundo. Ricamente ilustrado e cheio de contos fascinantes do universo cervejeiro, este é um livro sobre cerveja instrutivo e delicioso de ser lido.

A Nova IPA – Scott Janish

Cervejeiros mais experientes têm necessidade de bibliografia mais aprofundada sobre determinados assuntos. Em A Nova IPA, de Scott Janish, o autor explora centenas de estudos acadêmicos, coletando e traduzindo a ciência do lúpulo em um livro fácil de assimilar. Através de experimentos, testes de laboratório, discussões com pesquisadores e entrevistas com renomados cervejeiros profissionais, esta obra fará você pensar diferente sobre os processos produtivos e a seleção dos ingredientes que definem as cervejas lupuladas atuais.

Água, Malte, Lúpulo e Levedura – Série Brewing Elements

A série Brewing Elements retrata as quatro matérias-primas básicas do mundo cervejeiro: água, malte, lúpulo e levedura. Cada um dos livros aborda do básico ao avançado sobre elas, e é escrito por renomados autores, como John Palmer, Stan Hieronymus e Cris White, fundador do laboratório White Labs. Fazer cervejas avançadas passa por entender o mundo de cada pequeno aspecto da nossa querida bebida. A série pode ser adquirida em conjunto ou cada volume separadamente.

Mercado Cervejeiro
21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
20/10/2022 às 16h56.

As 5 maiores cervejarias do mundo em 2021

São mais de 19 mil cervejarias, em 208 países do mundo inteiro; saiba quais são as cinco gigantes do universo cervejeiro.

Compartilhe