1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. 4 Pilsens artesanais para beber e apreciar
4 Pilsens artesanais para beber e apreciar
Em 15/04/2022 às 10h00.

4 Pilsens artesanais para beber e apreciar

Conheça quatro exemplares do estilo mais conhecido do mundo feito por cervejarias artesanais brasileiras.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Pilsen (também chamada de Pilsner) é o estilo de cerveja que, provavelmente, você mais ouviu falar, muito antes até de conhecer qualquer cerveja artesanal. Afinal, esse é o estilo mais conhecido do mundo, sendo utilizado como inspiração pelas grandes cervejarias para produzir as marcas mais consumidas, que, na verdade, são de um estilo chamado American Lager.

Criado na República Tcheca, na primeira metade do século XIX, o estilo de cerveja Pilsen ganhou, pouco tempo depois, variações na Alemanha, combinando tipos de malte mais claros e lúpulos que trazem notas florais, herbais ou gramíneas. Tudo com muito equilíbrio.

Uma boa notícia é que as cervejarias artesanais também possuem versões que homenageiam as variações das Pilsens clássicas, com a sutileza e elegância que o estilo foi concebido. Seja para momentos de curtição, ou de apreciação, a seguir, recomendo cinco cervejas Pilsen, de cervejarias artesanais brasileiras, para você aproveitar. Confira.

HellBeirão – German Pilsner – Cervejaria Invicta

Uma legítima German Pilsner, produzida pela Cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto (SP). Foi criada para os dias de calor intenso da cidade do interior paulista, e é fácil ser encontrada em grandes redes de supermercados, em diferentes regiões do país. Com tonalidade de cor dourada, formação de um belo colarinho e um aroma elegante e floral de lúpulo, a Hellbeirão impressiona pelo controle de qualidade.

Cariocaholic Pils – German Pilsner – Carioca Brewing Co.

A Cariocaholic Pils, da cervejaria Carioca Brewing, é um belo exemplo da combinação de refrescância com a sutileza e equilíbrio de sabores que uma German Pilsner pode oferecer. Traz os aromas gramíneos da variedade do lúpulo utilizado.

41 Pils – Czech Pilsner – Maniacs Brewing Co.

A Pilsen tcheca também tem seus exemplares em cervejarias brasileiras. A bebida da tradição tcheca carrega características de malte, lembrando pão e notas herbais e florais, das variedades típicas do lúpulo da região, em uma clássica combinação de dulçor e amargor. Um bom exemplo é a 41 Pils, da cervejaria curitibana Maniacs Brewing Co. Uma cerveja Pilsen dourada, mais maltada, deliciosamente mais amarga e aromática.

ZN Lager – Premium Pilsner – Cervejaria Tarantino

A maior cervejaria artesanal da cidade de São Paulo, a Tarantino, também tem a sua Pilsen feita para tomar em todos os momentos. Produzida com 100% de malte Pilsen, cor amarelo palha, aroma de cereais e casca de pão, corpo leve e amargor suave, a ZN Lager é uma versão moderna do estilo com lúpulos americanos, que conferem um toque de novidade à tradição.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe