1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. 4 formas comprovadas de gelar cerveja rapidamente
4 formas comprovadas de gelar cerveja rapidamente
Em 08/04/2022 às 10h46.

4 formas comprovadas de gelar cerveja rapidamente

Ter que gelar uma cerveja de forma rápida é uma situação comum no dia a dia; conheça quatro maneiras de deixar a bebida gelada em poucos minutos.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Você precisa de uma cerveja gelada para oferecer a um grupo de amigos em uma confraternização, ou mesmo para beber sozinho acompanhando aquele programa favorito, mas um grande problema precisa ser resolvido: só há cerveja quente.

Para resolver este problema, listamos quatro maneiras práticas de gelar cerveja rapidamente, de forma comprovada e que se aplicam em diferentes situações.

É importante lembrar, entretanto, que cada estilo de cerveja pede uma temperatura diferente. Além disso, a bebida não deve estar congelando, porque assim perde todo sabor e aroma que ela é capaz de oferecer. As mais geladas devem ser servidas entre 2 e 4º C.

A seguir, quatro formas de gelar cerveja rapidamente.

1 – Dê preferência às latas

Latas gelam mais rápido do que garrafas, além disso mantém a qualidade da cerveja e são mais práticas de transportar. Como o alumínio esfria mais rápido do que o vidro, as latas vão gelar a cerveja dentro da embalagem muito mais rápido que as garrafas. Logo, o uso de latas favorece todos os outros métodos de gelar cerveja que falaremos a seguir.

2- Técnica do papel toalha molhado

Uma dica é molhar papel toalha e usá-lo para envolver cada garrafa ou lata. Depois, deixá-las no congelador e, em menos de dez minutos, estarão geladas. Isso acontece porque o papel molhado ajuda a criar uma superfície gelada em volta da embalagem, o que faz a cerveja gelar mais rápido.

3 – Sal, gelo, água e álcool

Essa dica é muito boa para quem precisa gelar cerveja para servir a várias pessoas. Em um cooler, misture gelo, sal, álcool e água. A medida é a seguinte: para 1 quilo de gelo, utilizar 1 litro de água, 500 gramas de sal, e meio litro de álcool (de 90% ou 70%). Não esqueça de lavar as embalagens para retirar o sal e o álcool.

A cerveja gela mais rápido dentro dessa mistura porque o sal ajuda a descongelar o gelo que se mistura à água e ao álcool. Dessa forma, a temperatura abaixa mais rapidamente, ajudando a gelar a bebida.

4 – Rotação de cerveja no gelo

Essa técnica consegue gelar a cerveja em menos de cinco minutos. Ela é bem simples, basta girar a latinha ou garrafa, em seu próprio eixo, mergulhada na água gelada ou encostada no gelo. Essa ação ajuda o líquido dentro da embalagem a gelar mais rápido junto com o movimento.

Brasil Brau 2022
Brasil Brau 2022
Mercado Cervejeiro
16/05/2022 às 11h20.

Qual cerveja levar? Escolhendo cervejas no supermercado

Um breve guia para te ajudar a conhecer novas cervejas, sem se perder na diversidade de opções dos supermercados.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
13/05/2022 às 13h50.

Com curadoria do Instituto da Cerveja Brasil, 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira apresenta tendências para 2022

Fórum mais tradicional e longevo do setor reúne palestrantes nacionais e internacionais para debater técnicas de produção, processos, insumos e serviços ao longo de três dias.

Compartilhe