1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. 4 formas comprovadas de gelar cerveja rapidamente
4 formas comprovadas de gelar cerveja rapidamente
Em 08/04/2022 às 10h46.

4 formas comprovadas de gelar cerveja rapidamente

Ter que gelar uma cerveja de forma rápida é uma situação comum no dia a dia; conheça quatro maneiras de deixar a bebida gelada em poucos minutos.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Você precisa de uma cerveja gelada para oferecer a um grupo de amigos em uma confraternização, ou mesmo para beber sozinho acompanhando aquele programa favorito, mas um grande problema precisa ser resolvido: só há cerveja quente.

Para resolver este problema, listamos quatro maneiras práticas de gelar cerveja rapidamente, de forma comprovada e que se aplicam em diferentes situações.

É importante lembrar, entretanto, que cada estilo de cerveja pede uma temperatura diferente. Além disso, a bebida não deve estar congelando, porque assim perde todo sabor e aroma que ela é capaz de oferecer. As mais geladas devem ser servidas entre 2 e 4º C.

A seguir, quatro formas de gelar cerveja rapidamente.

1 – Dê preferência às latas

Latas gelam mais rápido do que garrafas, além disso mantém a qualidade da cerveja e são mais práticas de transportar. Como o alumínio esfria mais rápido do que o vidro, as latas vão gelar a cerveja dentro da embalagem muito mais rápido que as garrafas. Logo, o uso de latas favorece todos os outros métodos de gelar cerveja que falaremos a seguir.

2- Técnica do papel toalha molhado

Uma dica é molhar papel toalha e usá-lo para envolver cada garrafa ou lata. Depois, deixá-las no congelador e, em menos de dez minutos, estarão geladas. Isso acontece porque o papel molhado ajuda a criar uma superfície gelada em volta da embalagem, o que faz a cerveja gelar mais rápido.

3 – Sal, gelo, água e álcool

Essa dica é muito boa para quem precisa gelar cerveja para servir a várias pessoas. Em um cooler, misture gelo, sal, álcool e água. A medida é a seguinte: para 1 quilo de gelo, utilizar 1 litro de água, 500 gramas de sal, e meio litro de álcool (de 90% ou 70%). Não esqueça de lavar as embalagens para retirar o sal e o álcool.

A cerveja gela mais rápido dentro dessa mistura porque o sal ajuda a descongelar o gelo que se mistura à água e ao álcool. Dessa forma, a temperatura abaixa mais rapidamente, ajudando a gelar a bebida.

4 – Rotação de cerveja no gelo

Essa técnica consegue gelar a cerveja em menos de cinco minutos. Ela é bem simples, basta girar a latinha ou garrafa, em seu próprio eixo, mergulhada na água gelada ou encostada no gelo. Essa ação ajuda o líquido dentro da embalagem a gelar mais rápido junto com o movimento.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe