1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. 10 bares de cerveja artesanal para conhecer na zona oeste de São Paulo
10 bares de cerveja artesanal para conhecer na zona oeste de São Paulo
Em 22/12/2022 às 10h30.

10 bares de cerveja artesanal para conhecer na zona oeste de São Paulo

Região é conhecida por abrigar um grande número de bares e brewpubs; veja dez ótimas opções para você curtir cerveja artesanal na zona oeste paulista.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

A zona oeste de São Paulo é um dos locais com maior concentração de bares e cervejarias do Brasil. As opções são tantas que, em muitos casos, como no bairro de Pinheiros, é possível fazer roteiros caminhando de bar em bar.

Como o aniversário de São Paulo se aproxima, selecionamos dez ótimas opções para você curtir cerveja artesanal na zona oeste paulista. Confira.

Empório Alto dos Pinheiros

A “meca” da cerveja artesanal no Brasil tem nome: Empório Alto dos Pinheiros. Inaugurado em 2008, o local é considerado uma das maiores referências no assunto no país – se não a maior.

Com mais de 40 torneiras de chope e 400 rótulos, soma mais de 11 indicações e nove prêmios da “Veja – Comer e Beber”. Além disso, é considerado pelo site Thrillist como um dos 21 melhores locais para beber cerveja no mundo – sendo o único da América Latina.

Para quem gosta de tomar cerveja ao ar livre, a casa disponibiliza um espaço com largas mesas do lado de fora. Por dentro, dois andares e um balcão onde é possível sentar e fazer seu pedido. Para comer tem porções, sanduíches e outros pratos.

Fica na Rua Vupabussu, 305, em Pinheiros.

Cervejaria Nacional

Aberta em 2011, a Cervejaria Nacional é o primeiro brewpub de São Paulo em épocas modernas (a cidade já teve alguns na década de 1990). Trata-se de um bar que tem sua própria cervejaria no local.

A fábrica fica no andar térreo, logo na entrada. No primeiro andar fica o bar, com inúmeras mesas e balcão. No segundo, um espaço de mesas maior que é bastante usado para eventos. São seis os chopes de linha da casa, com lançamentos sazonais e, de vez em quando, alguma cerveja convidada. O cardápio é variado, com ótimas porções e hambúrgueres.

Fica na Avenida Pedroso de Morais, 604, em Pinheiros.

Croma Beer Co.

Reconhecida pelas cervejas de alta qualidade, a anterior cervejaria cigana Croma virou brewpub em 2019 e hoje é dona de um espaço lindo no bairro boêmio da Vila Madalena. Além das cervejas da linha tradicional, há sempre sazonais e produções feitas especialmente para serem servidas no local. Aproveite também a cozinha, que tem ótimos pratos.

Fica na Rua Haromia, 472, na Vila Madalena.

Trilha Cervejaria e Trilha Fermentaria

A Trilha Cervejaria também nasceu como cervejaria cigana (aquela que produz sua marca em outras fábricas). Hoje, está inaugurando um segundo endereço e uma nova fábrica na Barra Funda. A expansão será de sete mil litros para 13 mil litros por mês.

No tradicional endereço de Perdizes, não há cozinha e o local funcionava quase como uma fábrica – sempre com cervejas excelentes. Já o novo, a Trilha Fermentaria, não há fábrica e vai ter cozinha especializada em outros tipos de fermentação, ampliando a experiência da marca.

Trilha Cervejaria: Rua Apinajés, 137 – Pompeia

Trilha Fermentaria: Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 390 – Barra Funda

Capitão Barley

Marujos do mar cervejeiro são bem-vindos no Capitão Barley. Fundado 2014 e reposicionado como brewpub em 2019, o tradicional ponto de Perdizes tem o deck recheado por 20 torneiras de chopes artesanais, opções em latas e garrafas e uma ótima cozinha com petiscos deliciosos.

O local é informal, descontraído e muita gente acaba bebendo na rua em frente ao bar.

Fica na Rua Cotoxó, 516, em Perdizes.

Âmbar e Tank

O Âmbar Cervejas Artesanais é um pequeno bar aconchegante com 15 torneiras rotativas de chopes. A casa, construída na década de 1980, ganhou decoração cervejeira, rústica e charmosa, com luzes quentes e móveis de madeira. A cozinha tem opções deliciosas de porções, sanduíches e até pratos (principalmente no almoço).

Dos mesmos donos, foi inaugurado em 2020, o Tank Brewpub, também em Pinheiros. O nome vem dos tanques de cervejas horizontais que são conectados diretamente nas chopeiras. A casa tem 20 torneiras, ambiente rústico e ótima cozinha.

Âmbar Cervejas Artesanais: R. Cunha Gago, 129 – Pinheiros

Tank Brewpub: R. Amaro Cavalheiro, 45 – Pinheiros

Goose Island Brewhouse e Hoegaarden Greenhouse

As grandes cervejarias também marcam presença na zona cervejeira mais disputada de São Paulo. Da Ambev, Goose Island Brewhouse e Hoegaarden Greenhouse ficam bem no coração de Pinheiros, nos arredores do Largo da Batata.

Goose é um dos poucos brewpubs da marca no mundo, com lindo ambiente, uma cozinha muito diversificada e várias torneiras com cervejas da casa, sazonais e convidadas. Já o Hoegaarden tem como decoração um grande jardim, servindo principalmente a Witbier belga nas torneiras, mas sempre com espaço para convidadas.

Goose island. Brewhouse: R. Baltazar Carrasco, 187 – Pinheiros

Hoegaarden Greenhouse: R. Fernão Dias, 672 – Pinheiros

Links:

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe