1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Você sabe o que é marketplace?
Você sabe o que é marketplace?
Em 19/04/2022 às 10h00.

Você sabe o que é marketplace?

Conheça o e-commerce que aproxima produtores de cervejas a consumidores, com preços mais competitivos.

Luiza Lugli Tolosa
Por Luiza Lugli Tolosa, cervejar.com
Sócia-fundadora da Cervejaria Dádiva

Durante a pandemia, o mercado online cresceu, oferecendo aos consumidores mais comodidade e preços competitivos. Um dos tipos de e-commerce é o marketplace. Marketplace, em tradução literal, significa mercado. Na prática, este modelo de venda funciona como um shopping virtual, em que vendedores e compradores se conectam.

Marketplaces já são responsáveis por 78% das vendas online para consumidores finais, de acordo com a Nielsen, uma empresa de medição e análise de dados. Diferente dos modelos tradicionais, no marketplace, o vendedor vende direto para o comprador. Como a venda é direta, a estrutura tributária é mais eficiente, eliminando um intermediário, o que costuma significar preços mais atraentes.

Os marketplaces funcionam assim: o site cobra uma taxa para cada venda, já que faz a conexão entre comprador e vendedor. O vendedor é responsável em manter o site em funcionamento, e em fazer a divulgação deste canal em mídias sociais, ou outros sites, atraindo os consumidores até lá.

Esses sites costumam ser responsáveis em processar o pagamento, ou seja, garantir que o pedido foi pago pelo cliente e, assim, o vendedor pode enviar a mercadoria.

Marketplaces de cervejas

Quando se trata do universo cervejeiro, alguns marketplaces cadastram as bebidas na plataforma, com todos os detalhes, como análise sensorial, preço e harmonização, outros sites não. Alguns são responsáveis pelo frete, outros não.

Os sites que são responsáveis pelo frete costumam armazenar os produtos em seus depósitos, eximindo o vendedor desta responsabilidade e, em geral, entregam os pedidos mais rápido. Enfim, os modelos variam muito, o que impacta diretamente na taxa que o marketplace cobra do vendedor e, consequentemente, do cliente.

O mercado cervejeiro está repleto de marketplaces especializados, que aproximam produtores e consumidores finais, e bares e lojas. Sem dúvidas, é uma ótima oportunidade para o produtor que quer iniciar ou expandir a venda online, e para o consumidor final, que tem grandes chances de conseguir preços melhores.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe