1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. Queijo parmesão com cerveja: 4 dicas de harmonização
Queijo parmesão com cerveja: 4 dicas de harmonização
Em 13/08/2022 às 10h00.

Queijo parmesão com cerveja: 4 dicas de harmonização

O queijo parmesão pode ser harmonizado com diferentes tipos de cervejas, desde as mais leves até as mais intensas; saiba como fazer as melhores combinações.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

O queijo parmesão vem da cidade de Parma, na Itália. Foi desenvolvido na Idade Média pelos monges residentes naquele local. É conhecido pela consistência mais dura, a cor amarelada, e o sabor intenso, com notas adocicadas, salgadas e um pouco picantes.

O queijo parmesão pode ser harmonizado com diferentes tipos de cervejas, desde as mais leves e suaves até as mais intensas, sendo que cada combinação propõe um sabor final diferente. Com as cervejas mais leves, os sabores do queijo vão predominar, já com as cervejas mais intensas, o sabor do alimento vai competir com o da bebida.

Um jeito interessante de navegar nesse universo é fazer a harmonização utilizando as cervejas na sequência que sugerimos a seguir. Confira.

1 – Queijo parmesão com Pilsen

Uma boa cerveja Pilsen é refrescante, tende mais para o suave e traz notas sutis de amargor que podem variar entre o herbal e o gramíneo, dependendo do lúpulo utilizado. Essa cerveja oferece um leve descanso para a intensidade do queijo parmesão. Com versões muito intensas do queijo, essa harmonização deve ficar um pouco desbalanceada.

2 – Queijo parmesão com Viena Lager

Que tal adicionar notas mais doces ao parmesão? Uma bela cerveja do estilo Viena Lager trará notas de caramelo, originadas de malte tostado, que serão adicionadas às características deste queijo.

3 – Queijo parmesão com IPA

As já populares IPAs também podem ser harmonizadas com o queijo parmesão. O corpo médio dessa bebida, junto com seu amargor, oferece um momento de corte do sabor intenso do queijo. Com isso, temos uma disputa equilibrada de sabores entre a potência do queijo e o amargor das IPAs.

4 – Queijo parmesão com Imperial Stout

Que tal adicionarmos potência alcoólica e sabores doces e torrados à harmonização com queijo parmesão? Essa combinação é ótima, principalmente em dias frios, em que a intensidade do queijo encontrará companhia à altura nas potentes Imperial Stouts.

Mercado Cervejeiro
25/10/2024 às 09h43.

Bruxas cervejeiras: Uma história de halloween

No imaginário de muitos, as bruxas são figuras misteriosas e assustadoras, fortemente associadas ao Halloween. […]

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/09/2024 às 10h57.

Conheça uma das bebidas mais antigas produzidas pela humanidade: a cerveja de Jiahu

Conheça uma das bebidas mais antigas produzidas pela humanidade: a cerveja de Jiahu! A civilização […]

Compartilhe