1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. 7 perfis do Instagram para aprender sobre cerveja
7 perfis do Instagram para aprender sobre cerveja
Em 29/05/2023 às 11h30.

7 perfis do Instagram para aprender sobre cerveja

Você não precisa necessariamente fazer um curso para entender sobre a bebida, mas é bom escolher bem suas fontes para não aprender errado; confira as indicações.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

É possível aprender qualquer coisa em qualquer lugar. Até mesmo saltitando entre perfis no Instagram. Basta ter a motivação e o “mindset” para isso. Há 16 anos, quando comecei no universo da cerveja, aprendi muito sobre a bebida entrevistando especialistas, sommeliers, cervejeiros profissionais e caseiros. Afinal, não é possível escrever algo explicando um assunto se ele não for bem compreendido.

Mas você não precisa ser jornalista para aprender sobre cerveja. Nem é preciso fazer cursos, apesar de ser altamente recomendável. Basta ler, assistir vídeos, ouvir podcasts, enfim, consumir os muitos conteúdos que estão à nossa disposição por aí. Principalmente na internet.

Dessa forma, aproveitando o Dia do Educador, comemorado em 28 de maio, e o Dia do Sommelier, em 3 de junho, elaboramos uma lista de alguns dos melhores perfis do Instagram para você aprender sobre cerveja. Confira.

Science Of Beer

Muitas das contas que ensinam sobre cerveja são de escolas de cerveja. O Science Of Beer, que tem sede em Florianópolis (SC), tem um dos perfis no Instagram mais criativos, com ótimos conteúdos. São tópicos diversos, desde os mais leves e introdutórios até os mais técnicos e complexos.

Instituto da Cerveja Brasil

Fundado em 2010, em São Paulo, o Instituto da Cerveja Brasil é a maior escola do gênero na América Latina. Até hoje já formou mais de 14 mil profissionais, entre sommeliers e cervejeiros. No perfil do Instagram, são postados conteúdos educativos e sobre os cursos. Vale conferir também o blog no site deles.

Escola Superior de Cerveja e Malte

Em Blumenau, capital nacional da cerveja, está localizada a Escola Superior de Cerveja e Malte, fundada em 2014. Trata-se de uma instituição de ensino superior focada na bebida com cursos que vão desde a produção caseira até uma pós-graduação na área. No perfil do Instagram, tem bastante conteúdo gratuito, assim como no site.

Sinnatrah

Escolas que ensinam a fazer cerveja em casa, hobby chamado de “homebrew”, também trazem ótimos materiais. Principalmente para quem quer produzir sua própria bebida, é claro. De São Paulo, a Sinnatrah Cervejaria Escola tem foco no ensino e traz com frequência ótimos materiais em seu perfil no Instagram.

Lamas Brewshop

O Lamas é um dos brewshops mais famosos do país. Ele fornece insumos e equipamentos para quem quer fazer a própria bebida em casa. Além de ótimas peças nas redes sociais sobre o assunto, tem um blog com conteúdo técnico de relevância. Tudo muito certinho. Pode confiar.

Surra de Lúpulo

O podcast Surra de Lúpulo fala de cerveja em geral, e tem ótimos programas com um foco mais educativo. São episódios que tratam das grandes tradições cervejeiras, tópicos interessantes, como cervejas de guarda, copos e até atualidades. Vale a pena ficar de ouvidos ligados nessa programação!

Beer School

Entre os homebrewers, um dos canais mais famosos no YouTube é o Beer School, do Jamal Awadallak, engenheiro químico e professor da área no interior do Paraná. São mais de 50 mil inscritos. No Instagram pessoal, Jamal também mostra algumas das suas dicas e experimentos e, principalmente, avisa dos vídeos novos do canal.

E você? Qual é o seu perfil no Instagram preferido de cerveja?

Confira também: 6 influenciadores de cerveja para seguir no Social Media Day.

Mercado Cervejeiro
21/11/2024 às 16h16.

O que é uma Cerveja Stout?

Você já experimentou alguma “cerveja escura”? Elas são as conhecidas cervejas stout, populares entre os […]

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
13/11/2024 às 12h22.

Brindando à Saúde: Os Benefícios da Cerveja

Quando pensamos em bebidas alcoólicas, a cerveja costuma ser uma das primeiras que nos vem […]

Compartilhe