1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. Para espantar o frio, combine pimenta com cerveja
Para espantar o frio, combine pimenta com cerveja
Em 02/07/2022 às 10h00.

Para espantar o frio, combine pimenta com cerveja

Alimentos e pratos picantes são ótimas escolhas para harmonizar com cervejas; a bebida enfatiza ou acalma a picância, conforme o gosto do freguês.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Há várias formas de aquecer o corpo no inverno. A mais gostosa, com certeza, é com alimentos e bebidas. Sopas, caldos e chocolate quente, por exemplo, podem nos aquecer por conta de suas temperaturas. Mas, essa é apenas a forma mais conhecida.

Alguns compostos químicos do que ingerimos têm a capacidade de irritar nosso organismo, provocando uma espécie de “aquecimento químico”. É o caso da pimenta. Por isso, é muito comum que a culinária de inverno tenha muita condimentação para espantar o frio.

A cerveja é uma ótima escolha para combinar alimentos e pratos mais picantes. Isso porque, alguns componentes da bebida também causam o mesmo tipo de ardência ou interagem para aumentá-la, enquanto outros têm a propriedade atenuá-la.

Se você quer enfatizar a ardência, uma combinação clássica é com cervejas que ofereçam alto amargor de lúpulo, que interage com a capsaicina ou piperina das pimentas (as tais substâncias irritantes). Além disso, outra forma de ênfase é utilizar rótulos com alto teor alcoólico, que também causam irritação, amplificando a ardência.

Por outro lado, beber um líquido gelado só alivia temporariamente a picância, que volta em seguida parecendo ainda mais forte. Isso acontece porque capsaicina e piperina não se diluem em água. Já a gordura, no caso de um leite integral, ou amido, como arroz ou miolo de pão, conseguem atrair ambas e limpar o paladar.

O dulçor de algumas cervejas com mais açúcar residual parece ter o mesmo efeito por ser “parente” do amido. Então, que tal testar essas teorias na prática?

Nachos com chilli picante e American IPA

Essa é uma combinação clássica para quem curte brincar com o perigo. O chilli é um guisado feito com carne moída, feijão, molho de tomate e pimenta, que pode acompanhar diversos pratos, como tortilhas ou nachos. Por si só é uma delícia, mas quando combinado com uma American IPA, como a Colorado Indica, o amargor enfatiza a picância que, por sua vez, aumenta o amargor.

Moqueca de peixe baiana com Belgian Golden Strong Ale

A moqueca baiana é conhecida por ser picante. Além da pimenta, que pode ser dosada em várias intensidades, também é um prato gorduroso, com leite de coco e azeite de dendê, que equilibram a ardência naturalmente. No entanto, para puxar um pouco mais, você pode combinar com uma Belgian Golden Strong Ale, como a Duvel. Seu teor alcoólico de 8,5% vai contrastar a gordura, limpando o paladar, e enfatizar a pimenta.

Curry tailandês com mignon suíno e Bock

Um curry tailandês é um prato que pode ser bastante picante, dependendo do curry utilizado. Se você quer equilibrar um pouco a ardência, pode combinar com uma Bock, como a Therezópolis Rubine. Seu teor alcoólico não é suficiente para irritar ainda mais o palato e o açúcar residual é exatamente o que precisamos nessa situação.

Normalmente, o prato consiste em carne picada com vegetais, bem temperada, servida com arroz. O mignon suíno é uma ótima opção, por ser macio e combinar bem com os temperos. Sua caramelização, quando preparado em altas temperaturas numa Wok, pede uma cerveja com maltes também caramelizados. Além dessa semelhança, o dulçor e maltado da Bock ajudam a acalmar a picância.

Mercado Cervejeiro
08/08/2022 às 10h35.

Sommelier de cervejas: o que é e o que faz esse profissional

29 de agosto é o Dia Nacional do Sommelier, data em que a profissão foi regulamentada no Brasil; confira o que é e o que faz esse profissional que atua em diferentes ramos do mercado.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
01/08/2022 às 10h06.

Dia dos Pais: uma cerveja para cada tipo de pai

Você já escolheu o presente do paizão? Com mais de 150 estilos, cervejas podem ser uma ótima opção.

Compartilhe