1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. O poder de beber cerveja local
O poder de beber cerveja local
Em 28/03/2022 às 10h18.

O poder de beber cerveja local

Uma das maiores revoluções da cerveja artesanal ainda precisa crescer no Brasil, a de beber cerveja local direto da fonte.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Definir o que é cerveja artesanal é sempre muito complexo. Existem diferentes tipos de cervejaria que se associam a este termo. Além disso, até marcas das gigantes multinacionais colocam o nome “artesanal” em seus produtos.

Um tipo de cervejaria, no entanto, representa como nenhuma outra o termo artesanal. São as pequenas cervejarias independentes, que focam na venda de cerveja diretamente para sua comunidade local, muitas vezes, chamadas de brewpubs.

A possibilidade de beber cerveja local, produzida em pequenos lotes, em um ambiente atraente, e que represente e que engaje seu público, é algo ainda pouco conhecido pela maior parte dos brasileiros que consomem bebidas alcoólicas. Esse mercado, no entanto, tem muito espaço para crescer em nosso país.

Beber local transforma o ambiente

Cerveja naturalmente é uma bebida que ajuda a reunir pessoas. Mas, a possibilidade de ter uma cervejaria para “chamar de sua”, seja em uma rua próxima de casa, onde pessoas do bairro bebem, aprendem sobre cerveja conversando com o cervejeiro, e participam de eventos e outras atividades, é algo ainda muito novo para a cultura de beber do brasileiro.

Apenas em alguns lugares da região sul e, quem sabe, em certas cidades de São Paulo essa realidade começa a mudar, com pequenas cervejarias que vendem a bebida fresca diretamente ao público.

Mas, mesmo nesses locais, existe espaço para o surgimento de muitas outras cervejarias, que consigam atender diferentes públicos, e fujam de buscar apenas o chamado “público cervejeiro”. Isso porque, a primeira demanda das pessoas que saem de casa é se divertir, comer e beber vêm em seguida.

Quando pequenas cervejarias alcançam sucesso e se tornam pontos de encontro entre as pessoas, é natural que outros negócios sejam atraídos para aquela região, o que ajuda a movimentar e transformar os locais onde estão instaladas.

O beber local é fundamental na construção da cultura cervejeira do Brasil e, por isso, precisa ser cada vez mais apoiado.

Brasil Brau 2022
Brasil Brau 2022
Mercado Cervejeiro
16/05/2022 às 11h20.

Qual cerveja levar? Escolhendo cervejas no supermercado

Um breve guia para te ajudar a conhecer novas cervejas, sem se perder na diversidade de opções dos supermercados.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
13/05/2022 às 13h50.

Com curadoria do Instituto da Cerveja Brasil, 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira apresenta tendências para 2022

Fórum mais tradicional e longevo do setor reúne palestrantes nacionais e internacionais para debater técnicas de produção, processos, insumos e serviços ao longo de três dias.

Compartilhe