1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. O poder de beber cerveja local
O poder de beber cerveja local
Em 28/03/2022 às 10h18.

O poder de beber cerveja local

Uma das maiores revoluções da cerveja artesanal ainda precisa crescer no Brasil, a de beber cerveja local direto da fonte.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Definir o que é cerveja artesanal é sempre muito complexo. Existem diferentes tipos de cervejaria que se associam a este termo. Além disso, até marcas das gigantes multinacionais colocam o nome “artesanal” em seus produtos.

Um tipo de cervejaria, no entanto, representa como nenhuma outra o termo artesanal. São as pequenas cervejarias independentes, que focam na venda de cerveja diretamente para sua comunidade local, muitas vezes, chamadas de brewpubs.

A possibilidade de beber cerveja local, produzida em pequenos lotes, em um ambiente atraente, e que represente e que engaje seu público, é algo ainda pouco conhecido pela maior parte dos brasileiros que consomem bebidas alcoólicas. Esse mercado, no entanto, tem muito espaço para crescer em nosso país.

Beber local transforma o ambiente

Cerveja naturalmente é uma bebida que ajuda a reunir pessoas. Mas, a possibilidade de ter uma cervejaria para “chamar de sua”, seja em uma rua próxima de casa, onde pessoas do bairro bebem, aprendem sobre cerveja conversando com o cervejeiro, e participam de eventos e outras atividades, é algo ainda muito novo para a cultura de beber do brasileiro.

Apenas em alguns lugares da região sul e, quem sabe, em certas cidades de São Paulo essa realidade começa a mudar, com pequenas cervejarias que vendem a bebida fresca diretamente ao público.

Mas, mesmo nesses locais, existe espaço para o surgimento de muitas outras cervejarias, que consigam atender diferentes públicos, e fujam de buscar apenas o chamado “público cervejeiro”. Isso porque, a primeira demanda das pessoas que saem de casa é se divertir, comer e beber vêm em seguida.

Quando pequenas cervejarias alcançam sucesso e se tornam pontos de encontro entre as pessoas, é natural que outros negócios sejam atraídos para aquela região, o que ajuda a movimentar e transformar os locais onde estão instaladas.

O beber local é fundamental na construção da cultura cervejeira do Brasil e, por isso, precisa ser cada vez mais apoiado.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe